O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mundo estranho

'Arrastão' de macacos

RJ: Animais escalaram fachada e entraram nas unidades

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

 'Arrastão' de macacos-prego assusta moradores de prédio no Jardim Botânico

Um grupo de macacos-prego virou o centro das atenções nesta sexta-feira e assustou moradores do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Moradores de um prédio na Rua Nina Rodrigues, perto do Parque Lage, contam que os animais viraram visitas frequentes na região.

Dessa vez, os primatas foram flagrados subindo pela tubulação que passa na fachada do prédio e entrando na casa das pessoas pelas janelas. As imagens também mostram os macacos — são 12 na cena — revirarando os sacos de lixo que estavam no térreo do edifício.

"Eles vivem passeando por aqui, mas nunca tinha visto essa quantidade absurda. Eram sempre dois ou três, mas dessa vez eram 12. Fiquei assustada. Passei anos sendo assaltada dentro de casa, eles roubavam pãos, legumes, frutas....tudo que eles encontram pela frente. Mas aí coloquei grades na janela para me proteger", conta a jornalista Christina Martins, de 55 anos, que mora há 24 no bairro. — Já flagramos macacos com garrafas de vinho andando por aí.

De acordo com Christina, as visitas começaram após uma das novas moradoras da região ter alimentado os animais, o que atraiu os macacos para a rua. O que antes limitava-se a uma tímida visita pela manhã, de dois ou três indivíduos, agora tornou-se rotina e em grupos cada vez maiores, como o desta sexta, em vários períodos do dia.

"As pessoas estão comentando que o café da manhã deles é na Rua Oliveira Rocha, o almoço é na Abade Ramos e o lanche da tarde acontece aqui na Rua Nina Rodrigues. As pessoas estão reclamando muito da quantidade de macacos e preocupadas com essa presença."

De acordo com o Centro Nacional de Primatas, do governo federal, os macacos-prego são onívoros e comem frutos, sementes, insetos e pequenos vertebrados. Seu peso pode chegar a até 4,5 quilos. A estimativa de vida destes animais pode ultrapassar os 50 anos, e normalmente formam grupos de cinco a 20 macacos.

Capivara mergulha e passeia pela praia do Leblon

O dia no Rio amanheceu nublado e com alerta de ressaca. Mas não foi o suficiente para impedir um banhista inusitado de curtir as ondas da Praia do Leblon, na Zona Sul da cidade. Mais cedo, uma capivara apareceu na altura do posto 12 e curtiu enquanto guardas da Patrulha Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Guarda Municipal tentavam fazer o resgate. O animal — que tem hábitos aquáticos, mas em geral prefere a calmaria de lagoas — foi visto por banhistas, que fizeram um chamado através da Central 1746.

Fonte: https://extra.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet