O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mundo estranho

Cena inusitada

Sucuri tentou engolir jacaré em condomínio de Manaus

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Sucuri é flagrada tentando engolir jacaré em condomínio de Manaus

Cena surpreendeu moradores do local, que puxaram animais usando cordas. Caso foi registrado no dia 7 deste mês

Uma sucuri foi flagrada tentando engolir um jacaré na área de um condomínio do bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O registro foi feito no dia 7 deste mês.

Dernando Reis, morador do condomínio, contou ao G1 que estava entrando no local, no final da tarde, quando se deparou com a Sucuri já estendida e sendo preparada pelos moradores para libertá-la em uma área de mata.

Os vídeos mostram que a sucuri estava em uma área de igarapé enrolada no jacaré. Os moradores conseguiram puxar os animais com uma corda para a área externa do condomínio.

A cobra se soltou do jacaré após intervenção dos moradores. Conforme Gerson Frota, morador do condomínio que acompanhou a situação inusitada, os dois animais retornaram à área de mata de onde surgiram após o registro.

Sucuris podem chegar a 8 metros de comprimento

Em toda a Amazônia brasileira, existem 189 espécies de cobras registradas oficialmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até 2017. A sucuri (Eunectes murinus) é a maior é a maior espécie de cobra da Amazônia, segundo a bióloga Luciana Frazão.

Segundo a bióloga, o animal pode chegar a até 8 metros de comprimento, mas apenas em casos raros. A média de tamanho dos animais dessa espécie é de 3 a 4 metros de comprimento.

"As sucuris estão mais relacionadas à ambientes aquáticos. São bichos aquáticos, tanto é que elas estão adaptadas à isso. As narinas e os olhos são mais voltados para cima, para que o bicho possa ficar totalmente submerso, só com os olhos e narinas para fora da água para quando ele estiver buscando presas", explicou Frazão.

Outros registros

Em 2017, uma "selfie" feita pelo autônomo Carlos Andrade, de 22 anos, viralizou em uma rede social. No registro, o autônomo aparece com uma sucuri ao lado, ao nadar no Rio Nhamundá, que banha o município de mesmo nome, a 375 Km de Manaus (AM), e é um dos afluentes do Rio Amazonas.

O autônomo contou que não se assustou com a situação e se aproximou do animal para fazer o registro. "[Minha família] tem um sítio na cabeceira do rio. Vi a cobra e fiquei assustado, porque temos muitos animais. Mas ela não estava se mexendo. Entrei na água e peguei o celular para fazer a foto", relatou.

Mesmo com a aproximação de Carlos, ele contou que o animal não avançou ao perceber a presença dele na água. "Na verdade, ela foi se afastando à medida que eu entrava no rio. Ela parecia ter algo na barriga. Por isso não se mexia. Tirei a foto e saí da água. Depois, já não a vi mais", acrescentou

Em Manaus, uma sucuri parou o trânsito da Avenida Djalma Batista - uma das maiores e mais movimentadas avenidas da cidade - no dia 29 de janeiro deste ano. Na ocasião, vídeos registraram o momento em que carros e ônibus precisaram parar até que a cobra, de cerca de cinco metros, que tentava atravessar a via, fosse resgatada.

Em vídeos, que circularam em redes sociais, a sucuri aparece em meio aos veículos que trafegam pela via. Em uma das imagens, o homem que filma chega a comentar, em tom de brincadeira: "Só Manaus mesmo pra parar o trânsito em plena Djalma Batista por causa de uma sucuri".

Fonte: https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet