O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Final de ano

Programe-se com uma agenda de atividades para o condomínio

segunda-feira, 9 de setembro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Síndicos devem aproveitar 4 meses finais do ano para planejar agenda do condomínio

A partir de setembro é importante reunir documentos para entrega de declarações obrigatórias e preparar a realização da assembleia que irá aprovar o orçamento do prédio para 201 4
 
Nos últimos quatro meses do ano, a agenda já extensa dos síndicos de condomínios ganha reforço extra. São atividades que precisam ser iniciadas desde já e demandam planejamento, organização e atenção redobrada, tal qual em uma empresa, para o cumprimento dos prazos estabelecidos e a fim de que os condomínios estejam quites com todas as exigências da lei. 
 
Além  da aplicação do dissídio dos funcionários, pagamento do décimo-terceiro e encargos e do planejamento para emissão da cota condominial de janeiro com a devida antecedência para que os condôminos possam programar seu pagamento antes da viagem de férias, evitando a inadimplência e o conseqüente comprometimento do caixa do condomínio, a agenda de final de ano dos edifícios inclui muitas outras atribuições, com vistas ao cumprimento de prazos que expiram nos três primeiros meses do ano seguinte.
 
É necessário, por exemplo, reunir todos os documentos e guias para a entrega da Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) dos funcionários e de todos os fornecedores que prestaram serviços ao condomínio ao longo do ano.
 
O prazo para a entrega vence em março, assim como o do informe de rendimentos dos empregados e prestadores de serviço, mas a documentação costuma ser extensa e precisa estar em ordem o quanto antes, para a elaboração da declaração e cumprimento do prazo legal.
 
Do mesmo modo, é preciso ter todos os documentos em mãos para o preenchimento e entrega, até março, da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que realiza o controle dos registros do FGTS de funcionários e da arrecadação e concessão de benefícios previdenciários, além da identificação dos trabalhadores com direito ao PIS. 
 
Além disso, os síndicos precisam preparar a assembléia que geralmente acontece no início de ano que irá aprovar o orçamento do próximo exercício.
 
Parece algo banal, mas definitivamente não o é, uma vez que uma previsão orçamentária adequada é fundamental para garantir o cumprimento do plano de trabalho do condomínio e a cobertura de todos os custos operacionais com trabalhadores e prestadores de serviços.
 
“Uma das recomendações que usualmente fazemos é para que o síndico submeta à aprovação da assembleia o provisionamento das despesas extras de final de ano ao longo de 12 meses. Desta forma, evita-se que o valor da cota condominial paga mensalmente pelos moradores possa sofrer aumentos de até 15% nos últimos meses do ano em razão de obrigações sazonais”, diz Angelica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios.
 
Segundo Angelica, outra dica importante é que o síndico esteja atento ao período de grande vacância de moradores, em que mais da metade dos apartamentos ficará desocupada por um longo período, e reforce junto a zelador, funcionários e aos próprios condôminos as orientações de segurança preventiva que auxiliem a proteger o condomínio contra a atuação de criminosos.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet