O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Primeiros Socorros

Video: primeiros socorros

Noções básicas - Clube do Zelador

24/07/13 04:18 - Atualizado há 9 anos
WhatsApp
LinkedIn

Informações do socorrista Silvio Dentalli, técnico de segurança do trabalho do Instituto Vila Velha.

Digicard Primeiros Socorros

OBJETIVO DESTE MÓDULO

O treinamento de Noções Básicas de Primeiros Socorros para condomínios tem como finalidade agregar ao público interno - zeladores, porteiros, síndicos e equipe - conhecimentos que facilitem a atuação diante de situações de emergência envolvendo moradores, funcionários e visitantes do condomínio.

Pelo fato desses profissionais não serem especializados em resgate, o primeiro atendimento prestado é mínimo e necessário até a chegada da equipe de socorro.

CONHEÇA MELHOR A PROGRAMAÇÃO DESTA AULA

  • Quais os procedimentos básicos para o primeiro atendimento em caso de acidentes.
  • Como agir em caso de parada cardiorrespiratória.
  • Itens básicos de um kit de primeiros socorros.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA O PRIMEIRO ATENDIMENTO EM CASO DE ACIDENTES

  1. Dirigir-se imediatamente ao local do acidente
  2. Comunicar o Atendimento de Emergência: 192 - SAMU | 193 - Corpo de Bombeiros O ideal é pedir para alguma pessoa entrar em contato com os serviços de emergência enquanto você faz o primeiro atendimento à vítima. Essa ligação é muito importante para determinar o grau de gravidade na ocorrência, por isso atente-se em fornecer as seguintes informações:
    • Tipo de acidente ou emergência e o número de vítimas.
    • Local exato da ocorrência.
    • Tipos de ferimentos ou lesões e a gravidade.
    • Se o paciente encontra-se em sua residência e se é portador de plano de saúde com cobertura de atendimento pré-hospitalar.
  3. Fazer a avaliação inicial da(s) vítima(s)
    1. Chame pela vítima.
    2. Verifique se ela responde ao chamado e se está consciente e respirando.
    3. Caso não esteja respirando, os procedimentos indicados na continuação do texto deste manual, bem como a vídeo-aula, indicam a melhor ação a ser tomada.

COMO AGIR EM CASO DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Conforme as diretrizes, em casos de parada respiratória, deve-se realizar o procedimento de de RCP (Ressucitação Cardiopulmonar):

Após verificar o ambiente e situações de perigo que ameacem a sua segurança e a de outros presentes é fundamental acionar o SAMU e Corpo de Bombeiros, iniciar a RCP (30 compressões com pausa de dois segundos) e aguardar a chegada da equipe avançada.

O primeiro passo é observar os movimentos da caixa torácica e abdômen e em seguida iniciar o procedimento de compressões torácicas:

Em adulto, utilizar o calcanhar das mãos, em crianças, o calcanhar de uma das mãos, e em bebês, dois dedos.

Para isso, deve-se considerar a linha imaginária que une os dois mamilos, posicionar as mãos 5 centímetros abaixo do osso externo. Exemplo em adulto: com a vítima sem movimento, você deve interlaçar os dedos, e na ponta dos joelhos, posicionar o calcanhar das mãos cerca de 5 centímetros abaixo do osso externo para iniciar as 30 compressões.

Chegando ao fim do procedimento, tire a mão, libere as vias aéreas da vítima, movimentando lentamente a cabeça para trás e abrindo sua boca, segurando a ponta do queixo.

Em todo procedimento de RCP deve-se estar olhan-do diretamente para a vítima e analisando respiração e pulsação, caixa torácica e abdômen, ou movimento dos olhos. Caso continue sem movimento, deve-se dar continuidade ao RCP até a chegada da equipe avançada 192 / 193.

ITENS BÁSICOS DE UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

  • Luva
  • Gaze
  • Atadura
  • Esparadrapo
  • Algodão
  • Soro fisiológico
  • Hastes flexíveis
  • Colar cervical
  • Faixas
  • Tesoura com ponta arredondada

DICAS E RECOMENDAÇÕES

Conforme você, profissional de zeladoria, pôde observar durante este manual, é fundamental:

  1. Manter em dia seu kit de Primeiros Socorros.
  2. Após ter conhecimento de uma emergência, comunicar o 192 – SAMU 193 - Corpo de Bombeiros.
  3. Em seguida, avaliar se o ambiente traz situações de perigo que ameacem a sua segurança e de outros presentes.
  4. Na sequência, realizar a avaliação da(s) vítima(s) e iniciar o RCP até a chegada da equipe de emergência.
  5. Uma dica importante é ter em mãos os contatos de moradores que são profissionais de saúde. Em caso de emergências, eles podem auxiliary na maneira de conduzir os primeiros atendimentos.

 

SAIBA MAIS

SAMU e Corpo de Bombeiros: Saiba diferenciar os serviços http://www.blog.saude.gov.br/samu-e-corpo-de-bombeiros-saiba-diferenciar-os-servicos/

Manual de Primeiros Socorros – Ministério da Saúde (2003) http://pt.scribd.com/doc/3890135/Manual-de-Primeiros-Socorros-Ministerio-da-Saude

SAMU http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/atendimento/samu

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet