O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Boa convivência

Marcio Rachkorsky dá dicas para melhorar relacionamento entre vizinhos

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 Conversa e paciência! Veja como é possível conviver bem em condomínios

Especialista lista o ranking das reclamações e apresenta algumas soluções
 
 
Viver em condomínio não é uma tarefa fácil! Algumas atitudes dos vizinhos podem realmente tirar a gente do sério. O assunto é tão comum que já existe até um ranking das principais reclamações de pessoas que convivem no mesmo prédio. O especialista no assunto, Marcio Rachkorsky, contou quais são os incômodos que mais dão ibope e apresentou algumas soluções para os casos! Confira:
 
1º lugar: o barulho
Recordista disparado entre os problemas, o barulho tem difícil solução já que depende do bom senso dos moradores.
 
“Evite brigas e confusões. O primeiro passo é sempre uma boa conversa, pois o diálogo sempre traz boas soluções. Se isso não resolver, o síndico vai ter que interferir. A partir disso, não tem como evitar a briga".
 
2º lugar: a falta de vagas na garagem
Os carros ficaram grandes e as vagas estreitas. Daí, a diminuição de lugares para estacionar.
E tome reclamação. “Primeiro tente separar as vagas maiores para quem tem carros maiores e faça um sorteio periódico, de maneira que cada um tenha oportunidade de ter sorte ou azar de cair em uma vaga boa ou vaga ruim. Para evitar barbeiragens ao estacionar, sugira um manobrista para o condomínio”.
 
3º lugar: a inadimplência
Quando uma pessoa não paga o condomínio, o prejuízo tem que ser dividido entre os moradores até que se chegue a um acordo. “Caso você seja o síndico, comece mandando cartinhas. Se isso não resolver, acione o jurídico. Tente negociar a dívida e parcelar, para que o morador se sinta incentivado a continuar pagando em dia”.
 
4º lugar: os animais de estimação
O maior problema é quando o morador sai ou viaja e o bicho fica latindo sem parar ou arranhando a porta, no caso de gatos. “Nas regras do condomínio, a dica é ter um capítulo especial só para animais, dizendo o que pode e o que não pode ser feito com eles”.
 
5º lugar: os vazamentos
Dá até um frio na espinha só de pensar nele, não é verdade? Até ver de quem é a culpa, haja dor de cabeça.
 
“Contrate um serviço de caça vazamento, que vai identificar da onde vem o transtorno. E nunca se esqueça de tentar resolver no diálogo, na conversa. Usando sempre o bom senso.”
 
Importante: A média nacional de presença de condôminos em assembleias é de 17%, ou seja, em um condomínio com 100 apartamentos, apenas 17 moradores comparecem e 83 faltam. As decisões ficam nas mãos de poucas pessoas e isso aumenta os conflitos.

 

Fonte: http://tvg.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet