Câmera espiã

Denúncia de locatário do Airbnb ganha ampla repercussão

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Publicitário encontra câmera espiã em apartamento do Airbnb: 'Desespero'

Um publicitário encontrou uma câmera escondida em um apartamento alugado por um site de hospedagem, em Campinas (SP). A surpresa inconveniente chamou atenção no TikTok, onde, Mateus Bandeira, 28, compartilhou um vídeo mostrando o local em que o aparelho "espião" estava instalado, em um relógio próximo à cama da quitinete.

A postagem ganhou mais de cinco milhões de visualizações e gerou inúmeros relatos sobre situações semelhantes vividas por outros hóspedes.

Mateus contou ao UOL que fez a locação do apartamento para ter onde dormir depois de um show do cantor Jão, que aconteceu no dia 29 de outubro. Morador de Mogi Guaçu, a mais de 60 km, o rapaz decidiu alugar o apartamento apenas para não viajar de madrugada, mas foi surpreendido pela presença da câmera, que encontrou em uma inspeção pouco depois de chegar ao imóvel.

"Depois de algum tempo no apartamento, me lembrei de um vídeo que tinha visto recentemente no TikTok sobre câmeras escondidas em espaços locados, foi quando pensei em fazer uma inspeção. Liguei a lanterna do celular, direcionei para uma tela de TV que estava em frente à cama e abaixo dela havia uma espécie de roteador, com um relógio digital em cima. Pensei que fosse um relógio comum, mas ao direcionar a lanterna do celular, fui surpreendido com uma câmera", detalhou o publicitário.

O rapaz disse que se assustou ao ver um "sensor infravermelho" da câmera. Pensando na possível presença de outros equipamentos espiões, o hóspede tirou todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e os cobriu com roupas e toalhas e continuou se arrumando para o show que tinha comprado, apesar de continuar nervoso com a situação.

"Em uma pesquisa rápida no Google encontrei exatamente o mesmo relógio para vender em diversos sites, senti um profundo desespero e a impressão de que estava sendo vigiado o tempo todo. (...) Não curti o show como gostaria, fiquei imaginando que alguém poderia entrar no apartamento enquanto eu não estava lá, furtar minhas coisas ou algo nesse sentido. É muito ruim se programar financeiramente para viver uma experiência feliz e viver momentos aterrorizantes, em que senti minha privacidade violada", afirma Mateus.

Após voltar da apresentação, ele entrou em contato direto com o Airbnb — empresa em que o apartamento era divulgado — reportando a situação e oferecendo os detalhes que tinha. Aconselhado por amigos, o rapaz também fez um Boletim de Ocorrência e fez mais vídeos no TikTok com outros conteúdos sobre identificar e se prevenir de possíveis espionagens.

"No dia posterior ao ocorrido, no domingo a noite, decidi compartilhar o conteúdo para auxiliar outras pessoas que poderiam estar passando pela mesma situação que eu, e que muitas vezes tenham sido gravadas sem ao menos notar", explicou, destacando o retorno de seguidores que ficaram hospedados no mesmo apartamento e ficaram "preocupados" com a chance de terem sido filmados.

O que diz o Airbnb

Ao UOL, o Airbnb informou que desativou o anúncio da acomodação reservada por Mateus e o perfil do anfitrião enquanto avalia o caso. A plataforma ainda deixou claro que dispositivos de gravação são permitidos desde que sejam "claramente" sinalizados na descrição do anúncio — o que não aconteceu em nenhum momento, segundo o publicitário.

"Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento. O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma", concluiu a empresa.

Caso um hóspede encontre uma câmera em algum cômodo privado, o Airbnb orienta o contato com a Central de Ajuda 24 horas da empresa, que possui atendimento em 42 idiomas, incluindo português.

A reportagem também tenta contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) para obter detalhes sobre o andamento do BO feito pelo publicitário.