Coluna: De Olho no Mercado

Cobrança ao inadimplente

Condomínio pode contratar serviço customizado sem custos

21/09/15 03:38 - Atualizado há 8 anos

Em época de crise financeira, os condomínios são geralmente bastante afetados: além das contas aumentarem, a receita tende a diminuir, uma vez que os moradores tendem a preferir honrar outros compromissos, como os cartões de crédito, que têm juros mais altos.

Com o objetivo de diminuir a inadimplência e buscar equilibrar as contas do condomínio, alguns síndicos optam por serviços de cobrança.

O comum é contratar empresas financeiras que fazem cobranças de todos os tipos. O pagamento é uma porcentagem do que é devido ao condomínio ou uma taxa fixa. Nos dois casos, deve-se pagar um valor mensal pelo serviço.

É diferente

O objetivo da Condobiz é diferente: oferecer um serviço customizado, sem cobrar do condomínio. Quem arca com os custos do serviço é o devedor.

“Nosso diferencial é que não colocamos a mão no dinheiro do cliente. O que ouvimos de reclamação dos síndicos é que às vezes o inadimplente já havia pago o acordo e o dinheiro demorava para cair na conta do condomínio”, argumenta Monise Marques, diretora da Condobiz.

O condomínio, nesse caso, não arca com os custos do serviço de cobrança – é o próprio inadimplente que irá pagar essa taxa, que varia de 10% a 20% do que é devido, dependendo do que está na convenção do local. É também o devedor quem irá pagar para o condomínio, sem nenhum tipo de intermediário.

Como funciona

O serviço funciona da seguinte maneira: o síndico procura a empresa e explica a situação de inadimplência do condomínio. Com base nesses dados e no perfil do condomínio, a Condobiz desenvolve uma estratégia e um calendário de prestação de serviços para os meses seguintes.

“O nosso primeiro mês é sempre o melhor. Geralmente conseguimos pelo menos 30% do que os inadimplentes estão devendo ao condomínio”, garante Monise.

Para que isso aconteça, já nos primeiros trinta dias, a Condobiz já oferece todos os seus serviços: envio de cartas, cobrança ativa via telefone  e a realização de um plantão de cobrança no condomínio – sempre levando em conta as peculiaridades de cada empreendimento.

O centro da modalidade de cobrança da empresa está focado em conscientizar os devedores sobre as finanças do condomínio. “Explicamos que o condomínio arrecada apenas o suficiente para fechar as contas,que não há lucro, e que não é certo deixar os vizinhos arcarem com esse gasto extra”, pesa Monise

A empresa realiza tudo que for necessário antes da cobrança judicial. Caso se chegue a esse ponto, a Condobiz pode indicar um parceiro de confiança para o condomínio.

Para contratar, o síndico não precisa de aprovação assemblear, uma vez que o condomínio não vai gastar com o serviço e que o síndico é também responsável pela gestão da inadimplência do local. O aconselhado é apenas ratificar a contratação da empresa na assembleia seguinte.

Os honorários da empresa são cobrados já nos boletos emitidos para pagamento das cotas atrasadas.

Dados

Um ponto interessante para o síndico é conseguir apresentar em uma próxima assembleia os números de melhora na inadimplência.

“Municiamos o gestor o máximo possível com informações de todo o tipo sobre a inadimplência no local, para que ele saiba o que responder quando o tema ‘inadimplência’ for levantado”, aponta Monise.

Nota: a coluna De olho do mercadose refere a informes publicitários.
Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva
aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.