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Coluna: De Olho no Mercado

Como identificar uma boa administradora de condomínios

A importância de escolher a empresa ideal para dar suporte na gestão condominial

22/08/19 05:59 - Atualizado há 4 anos
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A importância de escolher a empresa ideal para dar suporte na gestão condominial

A situação é comum: o condomínio decide contratar uma nova administradora e a sua missão é apresentar as melhores opções do mercado. Na hora de fazer a pesquisa, você se depara com um número imenso de opções

Sem dúvida, algumas práticas para selecionar empresas ou profissionais são consideradas fundamentais pelos especialistas. Por isso, devem estar no topo do seu checklist. Exemplos: pedir indicações para outros síndicos e condomínios; checar a idoneidade da empresa no mercado e buscar referências de trabalhos realizados

Luiz Urra, gerente geral de Atendimento da Auxiliadora Predial, empresa que tem quase 90 anos de história na administração de condomínios, reforça:

“Uma boa administradora precisar oferecer uma estrutura organizacional, com uma equipe de especialistas em gestão condominial – além, é claro, de inovações tecnológicas, conhecimento técnico nas áreas de gestão de pessoas,  financeira, contábil, jurídica etc.”.

Entretanto, para quem quiser ir além do protocolo básico e realmente bater o martelo com a certeza de que fez a melhor escolha, vale a pena entender, antes, porque alguns requisitos precisam de mais atenção do que outros

Obrigações tributárias e trabalhistas

Eis a pergunta fundamental para todo síndico fazer: Quais os principais desafios para as administradoras daqui para frente? 

As obrigações trabalhistas e tributárias dos novos tempos, por exemplo o e-Social e o EFD Reinf, estão mexendo significadamente com o mercado condominial. 

Diversas mudanças vêm sendo feitas na legislação. Sem falar na Reforma Trabalhista, cujo conteúdo ainda está sendo assimilado pelos empresários, administradores e departamentos jurídicos. 

Além das responsabilidades já existentes e contidas na Convenção Condominial e Novo Código Civil, estas obrigações impactam diretamente na responsabilidade do síndico, perante a massa condominial. Por isso, a administradora precisa oferecer uma retaguarda muito segura e sólida para que essas obrigações sejam cumpridas com correção e transparência.

“Ficou para trás o tempo em que as únicas preocupações do síndico e da administradora se concentravam na ata, nos boletos e no cumprimento da convenção. As questões ligadas às obrigações tributárias e trabalhistas representam mudanças e desafios”, analisa Urra.

Nesse sentido, ele explica, ao longo dos últimos anos, a Auxiliadora promoveu uma grande mudança organizacional rumo à excelência: 

“Temos investido fortemente na gestão profissional focada no aperfeiçoamento constante de nossas equipes, novas tecnologias de informação e metodologias de trabalho”.

Métodos para simplificar a vida de condomínios e condôminos

Tudo o que o síndico não precisa é ter de lidar com o pacote de detalhes, preocupações e a inevitável dor de cabeça na sua já atribulada gestão. E quem atua com gestão de condomínios sabe que as demandas não param de surgir e vêm de todos os lados. 

A administração competente precisa buscar constantemente novos recursos que simplifiquem processos. 

Na Auxiliadora, a tecnologia é protagonista de um diferencial importante: a Auxiliadora Digital, que tem o objetivo de tornar o condomínio disponível 24h por dia, sete dias por semana. 

Por meio da sua sua plataforma on-line, a empresa torna acessível ao condômino uma série de serviços úteis e importantes:

  • Autorização de Entrada para convidados;
  • Boleto por e-mail;
  • Cadastro de dependentes para usufruir da infraestrutura do Condomínio;
  • Documentos do Condomínio (atas, convocações, seguros contratados etc.);
  • Extrato (despesas detalhadas do Condomínio);
  • Fale com o Síndico (canal para troca de mensagens entre Síndico e Condôminos);
  • Reserva de espaço (agenda previamente áreas de uso comum;
  • Segunda via de boleto;
  • Enquetes (canal de questionamentos importantes para tomada de decisão no -Condomínio);
  • Gráficos Gerenciais (consulta de todas as informações do Condomínio);
  • Recursos Humanos (consulta de informações dos funcionários do Condomínio).

Além do conforto e da praticidade oferecidos ao condômino, a simplificação dos processos libera o síndico para exercer melhor o papel do gestor, e a sua equipe para desempenhar funções mais estratégicas no condomínio. 

Este, aliás, é o objetivo maior ao contratar uma boa administradora: oferecer o leque completo de serviços para o condomínio, uma equipe bem preparada nos principais setores – financeiro e contábil, cobrança, jurídico, obrigações legais e transparência/auditoria – e antenada em tendências de gestão para incorporar também as novidades. 

E é simples assim. A administradora vai ser um braço direito na gestão do síndico. Se isso falhar em algum ponto, cedo ou tarde ele enfrentará problemas na sua gestão. Mas, se a empresa estiver pronta para atender em todos os serviços, a escolha foi acertada.

Conheça de perto os serviços da Auxiliadora Predial.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

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