Coluna: De Olho no Mercado

Desfibrilador Automático pode salvar vidas no seu condomínio

Serviço de locação de Desfibrilador Externo Automático (DEA) agora está disponível para atender emergências de moradores que sofrerem parada cardíaca

03/11/21 06:05 - Atualizado há 1 ano
Mulher faz simulação de desfibrilação em manequins
Compressões eficazes e desfibrilação precoce diminuem óbitos por morte súbita
Quick Shock

Algumas situações emergenciais, de tão delicadas, são difíceis até de pensar. A morte súbita é uma delas. Infelizmente, sabemos que pode acontecer, inclusive nos condomínios, quando menos se espera — não é tão rara assim. Por isso, novembro é o mês da Campanha de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), o Brasil registra mais de 320 mil casos de morte súbita por ano. Mais de 80% ocorrem fora de um hospital (a maioria em casa), sendo que 3/4 desses casos teriam indicação de desfibrilação nos primeiros minutos.

Vários países diminuíram os óbitos por morte súbita com a presença do Desfibrilador Externo Automático (DEA) em locais mais próximos das pessoas, e também com a capacitação de leigos.

"Compressões eficazes e desfibrilação precoce irão fazer a diferença já nos primeiros 10 minutos”, explica Jhorgennes Monteiro, médico-anestesiologista e fundador da Quick Shock.

Para ajudar o síndico nesse momento de maior angústia e necessidade de socorro imediato, a empresa oferece um curso teórico-prático de capacitação de pessoas leigas ao uso desse equipamento (DEA) em casos de parada cardiorrespiratória no condomínio - sempre ministrado por um médico, em sistema delivery.

O modelo de negócio da Quick Shock é inédito no Brasil. Com apenas dois meses de atividade, a empresa já atende oito condomínios e três academias na grande São Paulo.

Por dentro do aparelho

O DEA é um aparelho eletrônico para ser utilizado em casos de parada cardíaca/morte súbita. É projetado e apropriado para o leigo, totalmente eletrônico e automático, seguro e fácil de ser manuseado por pessoas previamente treinadas, com instruções por viva-voz, em português, sinalizações coloridas e apenas um botão.

O equipamento tem vários selos de qualidade, inclusive da Anvisa. A Quick Shock tem hoje como atual fornecedor de DEA a Instramed, uma das maiores empresas do ramo na América do Sul, com sede em Porto Alegre e mais de 30 anos de existência.

Como é o treinamento

A Quick Shock ministra um curso teórico-prático presencial com médico socorrista usando manequins modernos, em que o instrutor avalia em tempo real a qualidade, a frequência, o ritmo — entre outros fatores — das compressões torácicas. Além de um DEA simulador, que possibilita simular 10 cenários/situações diferentes.

Dura entre duas e três horas, e podem participar síndico, zelador, funcionários, moradores, enfim, quantas pessoas forem indicadas.

Toda a estrutura acadêmica é levada até o condomínio, inclusive equipamento audiovisual. Também é entregue um diploma aos leigos treinados e ao condomínio por ter o equipamento e estar capacitado para usá-lo.

“As referências/protocolos adotados no treinamento são da Associação Americana de Cardiologia e apoiados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Não são protocolos inventados por nós, e sim por organizações mundialmente reconhecidas”, afirma o médico.

Quanto custa

O serviço de instrução e capacitação dos leigos (funcionários e moradores) + locação do DEA completo (pás adulto e pediátrica, bateria não recarregável) + manutenção e revisões periódicas (calibração a cada 6 meses), com substituição de DEA enquanto ocorre saída deste, custará entre R$ 400,00 e R$ 700,00 por mês, dependendo do tempo mínimo de contrato.

A Quick Shock disponibiliza toda assistência 24 horas, se o condomínio precisar, e também equipamentos extras. Se houver qualquer problema de funcionamento, ele é imediatamente substituído, como numa locadora de veículos. E a equipe fica encarregada de encaminhar o equipamento danificado para assistência e resolução do problema.

O DEA não substitui o chamado ou atendimento profissional das equipes de resgate (telefones 192 ou 193). Porém, seu uso imediato altera muito o desfecho, aumentando em 80% a sobrevida dessas pessoas e também diminuindo índices de sequelas neurológicas nos sobreviventes.

“O tempo médio para a chegada de um serviço profissional de saúde com DEA, na cidade de São Paulo, está próximo de 38 minutos no ano de 2019 (antes da pandemia). Incompatível com a necessidade”, reforça o médico.

No mínimo, o sono de todo o condomínio se tornará mais tranquilo.

• Conheça mais detalhes sobre o serviço da Quick Shock.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.