Sem encomendas

Síndico em Tocantis reclama de conduta dos carteiros

sexta-feira, 24 de março de 2023

Síndico denuncia que carteiros não tentam fazer entregas em prédio: 'simplesmente coloca comunicado que não conseguiu'

Problema está acontecendo em condomínio na região sul de Palmas. Vídeo de câmera de segurança mostra carteiro apenas deixando papel e saindo do local rapidamente

Moradores de um condomínio na região sul de Palmas têm enfrentado muita dificuldade para receber encomendas dos Correios. Segundo eles, o carteiro chega no local e apenas coloca um aviso de que não conseguiu fazer a entrega, mesmo sem acionar a portaria.

Imagens das câmeras de segurança cedidas pelo condomínio mostram o carro dos Correios parar na porta do prédio. Depois de alguns minutos, o carteiro desce com um papel na mão, vai até a portaria e volta para o veículo rapidamente.

Segundo o síndico, o papel é uma notificação de que os Correios não conseguiram fazer a entrega. A mesma informação aparece no aplicativo da empresa. "Ele simplesmente desce, vem nessa caixinha de correios aqui e coloca o comunicado que tentou fazer a entrega e não conseguiu. Sendo que a própria imagem mostra que em nenhum momento ele tecla o atendimento", disse o síndico Wanderson Bulhões.

A moradora Kamila Cardoso é esteticista e conta que por duas vezes teve que ir até a sede dos Correios para receber produtos que comprou pela internet. "Tive que esperar eles atualizarem, no prazo de um dia, para poder ir buscar nos Correios. Sendo que a gente já pede para receber aqui, coloca tudo certinho para receber a encomenda em casa", disse.

Para que a entrega seja feita os Correios exigem que o prédio esteja construído em área regularizada e com o endereço bem visível. O condomínio atende as exigências e tem até um aviso exclusivo para o atendimento aos carteiros.

Segundo o síndico, a portaria do condomínio é eletrônica e funciona 24h por dia. Após conversar com o entregador pelo interfone, o porteiro seria o responsável por chamar os funcionários da manutenção do condomínio para receber as encomendas.

"Nós temos três funcionários treinados, dois auxiliares de serviços gerais e um zelador. A nossa portaria funciona 24h para quando for entrega dos Correios eles imediatamente fazerem contato com o zelador, que é orientado a parar o que estiver fazendo e vir receber os Correios", disse o síndico.

Mesmo assim as entregas não estão sendo feitas pelos Correios.

Outro lado

A superintendência dos Correios informou, em nota, que o condomínio não tem um funcionário exclusivo para receber as encomendas. Disse ainda que os carteiros acionam a portaria eletrônica, mas algumas vezes o entregador não é atendido.

Informou também que o tempo máximo que o funcionário dos Correios deve aguardar é de três minutos e que esse prazo é cumprido pela empresa. Por fim, a nota diz que nenhum morador, administrador ou síndico procurou os Correios para registrar reclamação.

Fonte: https://g1.globo.com/