O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Economia no condomínio

Veja dicas de como fazer um uso racional da água

quinta-feira, 27 de julho de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Alternativas simples geram economia aos condomínios

Atitudes como reaproveitar a água da chuva são fundamentais para diminuir as despesas das áreas comuns.

O boom imobiliário fez com que os brasileiros mudassem o seu perfil de moradia. As casas deram lugar aos apartamentos, o que obrigou as pessoas a se adaptarem a uma nova forma de morar. Uma das mudanças mais significativas é a divisão das despesas de água, luz e manutenção das áreas comuns.

Para José Mauro Couto, diretor de Marketing de uma construtora de Sorocaba (SP), é importante escolher um imóvel que ofereça alternativas de economia.

"O uso de placas fotovoltaicas, que transformam a luz solar em energia elétrica, é uma ótima solução, já que temos uma excelente incidência de luz solar em quase todos os dias do ano. Isso reverte em benefício ao condomínio, mas existem outras pequenas ações que podem aumentar esse potencial", enfatiza Mauro.

A escolha de um condomínio que ofereça mecanismos como este é essencial, mas a economia de cada morador e dos prestadores de serviço também é imprescindível na hora do rateio das despesas. Confira algumas alternativas econômicas e faça a sua parte:

  • Em dias chuvosos, tarefas como regar o gramado são dispensáveis. Sistemas de captação também ajudam na economia, já que a água armazenada pode ser reutilizada posteriormente.
  • Manter as torneiras e encanamentos em dia é fundamental. Uma única torneira pingando significa 46 litros de água escorrendo diretamente para o ralo.
  • Escolher lâmpadas que consumam menos energia diminui a conta. Menos gastos, mais dinheiro no bolso! As lâmpadas de LED atualmente são as mais indicadas.
  • Abuse da iluminação natural. Acender as luzes só quando necessário. A ventilação natural também pode ser explorada tanto nas áreas comuns como nas residências.
  • Separar vidro, papel, plástico e metal, além de promover geração de renda, aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Sem esquecer que o descarte de pilhas e baterias deve ser feito corretamente, ou seja, em postos de coleta que destinam os resíduos para centros de triagem até chegar ao fabricante.
  • Descartar o óleo de cozinha na pia pode prejudicar a rede de esgoto, além de poluir os rios. Armazene em uma garrafa pet e doe.
  • Abrir a geladeira muitas vezes consome mais energia. Retire os alimentos em grupos e a economia está garantida.
  • Leve sua própria sacola na quitanda ou reutilize a sacolinha do supermercado para recolher os dejetos do seu animal de estimação. Preservar o planeta é dever de todos!

Fonte: http://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet