O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Racionamento de água

Condomínios de Curitiba e RMC são orientados

segunda-feira, 31 de agosto de 2020
WhatsApp
LinkedIn

Sanepar vai aos condomínios de Curitiba e RMC para orientar sobre o uso racional da água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começou na quinta-feira (27) a distribuição de 3 mil cartazes com orientações de economia de água em condomínios residenciais de Curitiba e Região Metropolitana, que passam por rodízio no abastecimento de água. A ação é desenvolvida em parceria com o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).

A iniciativa faz parte da campanha Meta20, que visa a redução de 20% do consumo de água durante a crise hídrica. A Sanepar também tem divulgado dicas de uso racional da água nas redes sociais.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que o engajamento da população é essencial para que os reservatórios do sistema de abastecimentos da RMC não sequem. “A população pode economizar e fazer a sua parte. Com essa mudança de postura, adotando medidas de uso racional, cada cidadão vai nos ajudar a garantir a água nos reservatórios por mais tempo, mesmo sem chuvas”.

“É muito importante que todos compreendam que, nesse momento, precisamos unir esforços e ter um consumo de água racional e responsável”, destaca o presidente do Secovi-PR, Luiz Antônio Langer.

A síndica do Parque Residencial Fazendinha, Siomara Kaltowski, conta que devido ao racionamento já tem reforçado junto aos condôminos a necessidade da redução do consumo. “Uma campanha como essa auxilia e reforça nossa argumentação com os moradores”.

Veja dicas de economia

Diminuir o tempo de banho

Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas serão poupados 120 litros por dia. No final do mês a economia será de 3,6 mil litros de água, somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

Fechar a torneira na escovação dos dentes ou usar um copo para enxágue

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo a torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá deixado de consumir 900 litros, apenas controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

Descarga no vaso sanitário

As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra, ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.

Lavar louça

O ideal é acumular a louça. Empilhe e separe os itens do café e lave junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.

Redutor de água

Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como redutor de vazão, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits.

Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia de lavar louça, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, 1,8 mil litros em um mês.

Não lave carros e calçadas

Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

A Meta20 é de todos

Precisamos economizar, no mínimo, 20% da água consumida em um mês. A crise hídrica, que está provocando a maior seca da história do Paraná, deve se prolongar. A Sanepar já implantou um novo sistema de rodízio, mas precisa que todos colaborem para alcançarmos a Meta20.

Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso. Se você mora em prédio, fale com os moradores do seu condomínio e com o síndico, compartilhe essas dicas.

Fonte: https://www.bemparana.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet