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Atribuições dos funcionários

Como calcular quantidade necessária de funcionários em um condomínio?

Entenda o que levar em consideração para definir corretamente a quantidade de funcionários no condomínio e garanta o atendimento de todas as demandas e seu pleno funcionamento

02/02/23 08:03 - Atualizado há 1 ano
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Homem liderando um grupo de faxineiros profissionais trabalhando em um escritório
Saber estimar o número de funcionários que um condomínio precisa exige atenção nas peculiaridades e necessidades de cada empreendimento
iStock

Determinar a quantidade de funcionários do condomínio depende de muitos fatores, afirmam especialistas. 

Tipo de piso das áreas comuns e dos halls de entrada, características dos elevadores e salões de festa ou ginástica, além da existência de piscinas, saunas e vestiários, são alguns exemplos de itens que podem aumentar o serviço dentro do condomínio.

Para não errar, o ideal é consultar empresas especializadas ou manter um funcionário fixo para a limpeza diária e contratar diaristas para auxiliá-lo nas faxinas mensais e semestrais, que costumam ser mais pesadas. 

A seguir, veja o que levar em consideração na hora de montar o quadro de funcionários do empreendimento. 

Quantos funcionários o condomínio deve ter?

A verdade é que não existe uma previsão para a quantidade de funcionários do condomínio, uma vez que depende tanto do tamanho do empreendimento, como das preferências dos condôminos. Afinal, as leis não fazem exigências quanto ao número de funcionários. 

Nesse sentido, se o condomínio optar por não ter porteiro, não há nenhum problema.

Porém, é fato que a existência do porteiro - seja presencial ou remota - promove muito mais segurança. Dessa forma, para selecionar quantos porteiros e seguranças são necessários, analise quais os riscos do condomínio e região. 

O ideal é contratar os funcionários de acordo com as necessidades do empreendimento e dos condôminos. Se você deseja definir um número exato para compor o quadro de funcionários, a dica é fazer um levantamento especializado para o condomínio em questão. 

Para isso, é preciso levar em consideração todas as áreas do empreendimento, incluindo suas metragens. Vale lembrar que alguns espaços comuns são de grande fluxo de pessoas, por isso, precisam de maior atenção dos funcionários. 

Porteiro

O porteiro é o profissional responsável pelo controle de acesso ao condomínio. Por meio da fiscalização e autorização da entrada e saída de pessoas e automóveis , o processo traz mais segurança ao empreendimento. Além do mais, ele é responsável por receber recados e encomendas na portaria.

Muitos condomínios adotam a escala 5x1, na qual os porteiros trabalham 5 dias e folgam 1 dia por semana. Nesse caso, são necessários  3 porteiros e 1 folguista, além de um outro funcionário (zelador ou auxiliar de serviços gerais) para cobrir o intervalo. 

Outra opção são as jornadas 12x36, muito comuns em profissões como porteiro e segurança. Em todo caso, para que a portaria funcione da melhor maneira possível, mantendo a segurança e bem-estar dos moradores, o ideal é ter cerca de 4 porteiros.  

Faxineiro ou Auxiliar de Serviços Gerais

faxineiro, ou auxiliar de serviços gerais, tem a função de manter todo o condomínio limpo, logo é uma tarefa de grande responsabilidade e demanda.

Tudo vai depender das dimensões do condomínio: 

  • número de torres;
  • quantidade de andares;
  • número de unidades;
  • áreas comuns e de lazer. 

Outros fatores que devem ser levados em consideração:

  • tipo de piso das áreas comuns e dos halls de entrada;
  • características dos elevadores e salões de festa ou ginástica;
  • existência de piscinas, saunas e vestiários;
  • entre outros.

Estes itens podem aumentar o serviço de limpeza dentro do condomínio.

Pensando nisso, os profissionais podem revezar a faxina por blocos e quanto maior for o empreendimento, mais profissionais na limpeza serão necessários. 

Exemplo: o ideal é que cada profissional fique responsável por, no máximo, 5 blocos. Dessa forma, um condomínio com 10 blocos e cerca de 16 apartamentos, precisa de, no mínimo, 2 faxineiros. Vale lembrar que sobrecarregar o profissional vai desencadear insatisfação, baixa produtividade e comprometer o seu bem-estar. 

Os profissionais responsáveis pela limpeza trabalham em jornada de 44 horas semanais, geralmente de segunda a sábado, com folga no domingo.  

Zelador

O zelador está intimamente ligado à gestão do condomínio. Em alguns casos, esse profissional também realiza o papel de faxineiro, faz pequenos reparos e pode ser aquele que cobre o intervalo dos porteiros. 

Em muitos casos, o zelador mora no condomínio, com isso pode ser acionado fora do seu horário regular em situações emergenciais, de acordo com as demandas do condomínio.

Nesses casos, é fundamental estabelecer que horas extras devem ser apenas em determinadas situações para preservar ao máximo o tempo de descanso. Aqui cabe ao síndico educar os moradores para não fazer solicitações fora do expediente.

No mais, os zeladores costumam cumprir uma jornada comum, de 44 horas semanais.

Em relação a quantidade de funcionários do condomínio, a figura do zelador pode ser importante para condomínios "padrão" (1 torre com mais de 50 unidades) em diante - e a depender do número de torres, haverá a necessidade de contratar um auxiliar para trabalhar em conjunto com o zelador.

Em condomínios de menor porte, um auxiliar de serviços gerais pode ser suficiente, dispensandoo zelador. 

Síndico

O síndico pode ser ou não morador do prédio. Quando o síndico reside no condomínio, ele pode estar presente em diversos horários, mas vai depender se ele tem um emprego em paralelo. 

Por isso, o ideal é estabelecer um processo de atendimento aos moradores e funcionários, com meios de comunicação, plantão presencial ou online, e situações de emergência — justamente para não haver sobrecarga de tarefas. 

Quando o síndico não mora no condomínio, que é o caso de um síndico profissional contratado, ele cumpre o horário comercial para atendimento a partir de seu escritório, juntamente com sua equipe. Por ser profissional, em muitos casos, o síndico administra outros condomínios, assim, precisando cumprir a função nesses outros locais.

Na maioria dos casos, fica pré-estabelecido também alguns dias por semana para que o síndico compareça ao empreendimento para visitas e atendimentos presenciais, além de processos para gerenciar situações emergenciais.  

Jardineiro

O jardineiro é encarregado de cuidar das áreas verdes do condomínio. Sendo assim, ele vai realizar as podas, adubação, irrigação, preparar novas mudas, entre outras tarefas. 

Obviamente, suas funções sempre estão de acordo com as exigências do síndico e dos condôminos. 

Os jardineiros possuem jornadas semelhantes às dos demais funcionários, de 44 horas semanais. Porém, a grande maioria dos condomínios prefere contratar o serviço de jardinagem terceirizado

Gerente predial

Ser gerente predial exige grande responsabilidade, sendo o profissional que vai estar à frente da gestão de todos os setores do condomínio. Portanto, ele é como o braço direito do síndico.

Os gerentes prediais também exercem a função administrativa, assim, podem efetuar relatórios, orçamentos e contratos. Sua carga horária é de 44 horas semanais e, na maioria das vezes, apenas um único gerente predial consegue dar conta da demanda do condomínio.

Recepcionista

O trabalho de recepcionista muitas vezes é realizado pelo próprio porteiro. Entretanto, em condomínios maiores, principalmente comerciais, há necessidade de um profissional para promover a comunicação com os escritórios (ou moradores), anotar recados, organizar reuniões, organizar contratos, pagar contas, entre outras funções. 

O recepcionista deve cumprir a carga de 44 horas semanais, geralmente no horário comercial. 

Quando contratar o serviço terceirizado?

Alguns síndicos preferem contratar seus funcionários no regime CLT e ter sua equipe própria, enquanto outros consideram o serviço terceirizado muito atrativo. Vale lembrar que tudo depende da demanda do condomínio, do estilo de gestão e preferência dos condôminos.

Em condomínios maiores ou de luxo, contar com um quadro de funcionários próprios garante maior eficiência e satisfação dos moradores. Por outro lado, em condomínios menores, alguns profissionais fixos podem ser substituídos pelo serviço terceirizado, com o intuito de otimização de custos. 

Para saber quais os prós e contras da contratação do serviço terceirizado e descobrir se é a melhor opção para você, confira agora o artigo 20 dúvidas sobre serviço terceirizado em condomínio!

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