O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jardins

Dicas de manutenção de jardins

Falta de conservação no ambiente pode custar caro, levando à desvalorização de empreendimentos e deixando moradores insatisfeitos com a gestão

WhatsApp
LinkedIn
Falta de conservação no ambiente pode custar caro, levando à desvalorização de empreendimentos e deixando moradores insatisfeitos com a gestão

Como detalhado na introdução deste guia, manter um jardim de condomínio bem cuidado é fundamental para a valorização de empreendimentos e para a descompressão dos moradores no dia a dia.

Por outro lado, a falta de uma manutenção adequada compromete toda sua estrutura, afetando não só as plantas mas também o solo, de forma que a recuperação do espaço é prejudicada.

"Uma pessoa que não tem o conhecimento técnico necessário pode levar um jardim à ruína, pois a vegetação deixa de se desenvolver como deveria e, em casos mais graves, todo o trabalho feito é perdido. Assim, o custo para restaurá-lo é muito maior", explica o engenheiro agrônomo Rene Wakim, responsável pela Pólen Paisagismo.

Para que você possa evitar esse transtorno no seu condomínio, reunimos abaixo dicas simples que vão da compra de plantas à manutenção dos jardins. Oriente seus funcionários e confira junto à empresa que realiza o serviço se as dicas abaixo estão sendo seguidas. 

Rega de plantas dentro e fora do condomínio

As orientações do paisagista ou do vendedor da planta são fundamentais para definir quantas vezes ela deve ser regada. Caso não tenha, confira essas instruções:  

  • As plantas expostas ao sol podem ser regadas de uma a duas vezes por semana, mas sempre com bom senso. É importante observar a reação da planta para, com o tempo, regá-la mais ou menos.
  • Vasos internos normalmente não exigem tanta água como as plantas que ficam no sol. 
  • As jardineiras que ficam em locais mais altos ou com grande circulação de vento exigem mais atenção, já que normalmente precisam de mais água para não ficarem secas. 
  • No verão, na primavera e em períodos quentes, as plantas devem ser regadas em dias alternados. Já nas estações mais frias, elas devem ser regadas com menos frequência.  

Como fazer a correta manutenção do jardim de condomínio?

São vários os procedimentos que o profissional deve executar para uma boa manutenção do jardim do condomínio. Confira abaixo e observe se estão sendo seguidas no seu empreendimento:

  • O responsável pelo jardim deve estar sempre atento às ervas daninhas. Elas podem ser retiradas de maneira mecânica, com a mão ou com uma pequena enxada. 
  • A terra precisa ser adubada de três a quatro vezes por ano. Cada espécie exige uma adubação personalizada, por isso, procure orientações com profissionais para não errar o tipo de adubo e a quantidade.
  • Sempre é necessária a renovação da quantidade de matéria orgânica do solo, bem como a correção de possíveis irregularidades. 
  • O processo da poda também exige cuidados e algum conhecimento técnico, visto que ele pode levar a planta à morte. O ideal é que sejam podadas por um jardineiro. Já as que serão moldadas, como os buxinhos, podem ser podados com mais facilidade e sem riscos.
  • Os cortes devem ser feitos sempre que a espécie estiver com folhas e galhos grandes, ou quando essa apresentar galhos secos ou doentes.  
  • Não acrescente uma nova planta ao jardim do condomínio aleatoriamente. Lembre-se que as plantas não crescem só para cima, mas também para baixo. O tamanho e o tipo da raiz podem trazer problemas sérios à estrutura dos prédios e casas.
  • Independente da estação do ano, a manutenção nos jardins em condomínios de pequeno a médio porte deve ser feita uma vez por mês, mais especificamente nos períodos de estiagem ou seca quando a irrigação é um procedimento importante a ser realizado periodicamente. 
  • O inverno é a estação climática do ano que mais afeta as plantas, por isso é importante que o gramado seja coberto com substrato ou terra mista peneirada para manter a umidade e fortalecer o sistema radicular, além de realizar as podas de limpeza. 
  • É no outono que deve ser feita à limpeza de canteiros e a adubação química específica; primavera e verão são as épocas para poda da grama, novas adubações químicas peculiares a cada espécie e correção do pH do solo caso haja necessário. 
  • Prestar atenção na primavera e no verão, quando as doenças e pragas surgem devido ao clima mais quente e início das chuvas. Veja aqui os cuidados necessários em cada estação do ano!
  • Uma vez por mês é importante que um profissional especializado aplique venenos específicos nos jardins para combater fungos e pragas. Se feito de maneira errada, esse processo pode causar a morte das plantas e até colocar em risco a saúde de quem fez o trabalho e dos moradores. 

O que considerar antes de fazer a compra de plantas

Cada espécie de planta exige cuidados específicos, por isso, quando for comprar uma, não se esqueça de esclarecer se:  

  • A planta prefere o sol ou a sombra;
  • Quantas vezes ela deve ser regada;
  • Qual a melhor maneira de plantá-la;
  • Se a planta é perene ou tem fases.

Vale ressaltar, também, que sementes não são recomendadas para um jardim de condomínio, pois elas demoram muito para germinar e as outras plantas acabam ocupando seu espaço

Na hora de escolher uma muda, prefira as que estão mais floridas, com folhas vigorosas e sem manchas. Além disso, não se esqueça de olhar com atenção se nenhuma tem insetos que podem ir para outras plantas e causar problemas.  

Indicações relevantes para um bom serviço de jardinagem

É muito importante que o síndico esteja atento ao porte do condomínio e aos espaços disponíveis para os jardins ou áreas verdes, mesmo que internas, para fazer as melhores e mais adequadas escolhas. Por isso, separamos algumas dicas finais:

  • Algumas árvores grandes devem ser evitadas nos condomínios, como: flamboyant, mangueira, coqueiro anão e palmeiras. Lembre-se que o tamanho vertical de suas folhas também deve ser levado em conta, além da raiz. 
  • Uma boa opção para quem tem pouco espaço, mas quer estilo, são árvores frutíferas de pequeno porte, como: acerola, pitanga e romã. 
  • Para vasos, algumas espécies têm manutenção simples e seus arbustos podem ser moldados com uma poda rápida, como: buxinhos, fícus para vasos e eugênias. 
  • Flores são sempre uma boa opção para os locais pequenos, já que suas raízes não precisam de muito espaço. 
  • Uma boa dica para ter um jardim sempre florido é ter pés de diversas plantas, mas que florescem em diferentes épocas do ano. 
  • Na hora de escolher a planta, evite as que têm espinhos e que são venenosas, como espirradeiras, espadas de São Jorge e comigo-niguém-pode. As que soltam um líquido quando a folha se quebra também não devem ser usadas, pois podem causar queimaduras. 

Serviço

Fontes consultadas: Roselaine Sekiya (docente do curso técnico de paisagismo do Senac São Paulo); Valéria Moreno (paisagista).

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet