O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jardins

Como combater pragas no jardim de condomínio

Plantas exigem cuidados e manutenção contínuos para prevenir e combater pragas no jardim de condomínio. Confira o que você pode aplicar no seu empreendimento

WhatsApp
LinkedIn
Receitas caseiras podem afastar pragas do seu jardim

Você sabia que muitas pragas num jardim de condomínio podem ser combatidos com inseticidas naturais

O ideal é sempre consultar um profissional quanto ao uso de defensivos agrícolas, pois quando aplicados incorretamente, eles podem matar insetos benéficos - como as joaninhas e pulgões - e até mesmo as próprias plantas. Deste modo, produtos de baixa toxicidade devem ser priorizados, evitando também a intoxicação de funcionários e moradores.

Para se livrar dos problemas comuns em jardins - como formigas, doenças, grama amarelada e cochonilhas, recomenda-se que uma pulverização preventiva seja feita periodicamente. Na tabela abaixo, separamos algumas dicas rápidas para sua prevenção:

Problema no jardim Como prevenir Como combater
Grama amarelada Usa-se água ou adubação; no inverno recobrir o gramado com matéria orgânica Com água ou adubação; em casos mais graves é necessária a substituição de trechos ou do total do gramado
Formigas Utilizar formicida específico Com formicida específico
Cochonilhas (praga que produz manchas brancas em folhas) Pulverizar (ver receitas abaixo) Com óleo mineral (óleo de Neen)

Casos mais simples, por sua vez, podem ser combatidos sem usar produtos industrializados. Veja, ao longo desta matéria, receitas e soluções para o dia-a-dia, que utilizam práticas da agricultura orgânica.

Para diluir e fixar remédios: Solução Adesiva 

Ingredientes: 100 gramas de sabão de coco (½ barra) e 2,5 litros de água.

Como fazer: Pique o sabão de coco em pedaços pequenos e coloque em uma panela juntamente com a água. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que o sabão esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e guarde em recipiente fechado. 

Esta solução por si só não é capaz de controlar os problemas, ela tem a função de diluir, espalhar e fixar os remédios sobre as plantas. Use-a misturando bem com outras fórmulas, momentos antes das pulverizações. 

Contra pragas e lagartas: Calda de Fumo 

Ingredientes: 50 gramas de fumo em corda (cerca de 8 cm) e 1 litro de água.

Como fazer: Pique o fumo em pedaços miúdos e coloque em uma panela juntamente com a água. Ferva a mistura por 25 minutos, acrescente a solução adesiva, mexa bem, tampe a panela e espere esfriar. Coe e pulverize sobre as plantas no mesmo dia, pois o princípio ativo é muito volátil.

Utilize luvas e máscara ao trabalhar com o fumo, pois ele é tóxico. Ao aplicar sobre frutas e verduras, respeite um período de dez dias de carência antes da colheita e lave-os muito bem antes de consumir. Indicada contra cochonilhas, pulgões, lagartas, etc.

Contra pragas e doenças em geral: Calda Bordalesa  

Ingredientes: 80 gramas de sulfato de cobre (7 colheres de sopa), 80 gramas de cal virgem (7 colheres de sopa), 10 litros de água, 1 balde de plástico, 1 panela, 1 pano de algodão e um arame.

Você encontra os ingredientes da calda bordalesa em lojas de produtos agropecuários, já o fumo em corda é facilmente encontrado em floriculturas, lojas de artigos religiosos e mercados municipais. 

Como fazer: Pulverize o sulfato de cobre e coloque-o no pano, como um sachê. Amarre o pano com o arame e pendure o sachê dentro do balde de plástico com 8 litros de água, de forma que ele não toque o fundo do recipiente, reserve. Faça o leite de cal, colocando cal virgem na panela e acrescentando lentamente 2 litros de água, mexendo até a completa dissolução. Esta mistura esquenta muito e pode queimar. Aguarde 24 horas para misturar as soluções.  

Verifique o pH da calda, mergulhando uma lâmina de ferro na solução. Se ela enferrujar na superfície em poucos minutos a solução está muito ácida e deve-se acrescentar mais leite de cal. Teste a calda até que o pH esteja neutro e ela não enferruje mais a lâmina. Se a solução estiver ácida, pode queimar as folhas.  

Aplique a calda bordalesa no mesmo dia, sem diluir. 

Recomendações sobre o uso de inseticidas naturais no jardim de condomínio

Estas são as receitas clássicas, utilizadas na agricultura orgânica, no entanto existem ainda muitas receitas alternativas e naturais para o controle de pragas e doenças. 

Lembre-se de sempre utilizar equipamentos de proteção individual ao fazer e aplicar as caldas descritas. Não aplique em dias chuvosos, nem sob sol muito quente. Evite aplicar os produtos durante as florações, pois eles podem prejudicar seriamente a frutificação. 


Serviço  

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet