O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Manutenção

Cuidado com elevador

O equipamento deve ser instalado e receber manutenção especializada

quinta-feira, 14 de junho de 2012
WhatsApp
LinkedIn

 CREA-PR alerta para necessidade de acompanhamento profissional de instalação e manutenção de elevadores

 
O elevador é um dos equipamentos mais valiosos de um condomínio e por isso conservá-lo de maneira adequada preserva o patrimônio e garante a segurança dos usuários. Portanto, é fundamental que a manutenção seja constante e realizada por profissionais especializados.
 
Segundo o engenheiro mecânico e inspetor do CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Adler Machado, prevenção é a palavra chave para manutenção de elevadores. As inspeções mensais permitem aos técnicos acompanhar o desgaste de diversos componentes elétricos e mecânicos, fazendo com que estes sejam substituídos antes que falhem.
 
“Vale lembrar que componentes defeituosos geram pequenos ‘maus funcionamentos’, como ruídos e trancos, que devem ser interpretados como indícios de falhas maiores. Daí a importância da especialização da empresa que esteja executando a manutenção e seu conhecimento sobre o equipamento para a prevenção de defeitos que possam causar acidentes maiores”, explica Machado.
 
Ressalte-se o risco de contratação de empresas clandestinas na área de elevadores, pois além  de não apresentarem garantias quanto às normas de segurança e colocar em risco a vida do cidadão também praticam concorrência desleal no mercado.
 
A manutenção preventiva sistemática é, portanto, a melhor recomendação quando se busca a diminuição de ocorrência de falhas.
 
Há diversas normas da ABNT e resoluções do CONFEA que regulamentam as atividades de manutenção de elevadores. “Dentre elas é importante destacar a que exige das empresas prestadoras dos serviços de manutenção o registro no CREA, recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e a apresentação de um engenheiro responsável pelos trabalhos executados”, aconselha.
 

Excelência em Manutenção de Edificações

 
Para proporcionar aos profissionais a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização sobre serviços e manutenção de sistemas, equipamentos, inspeção predial e gerenciamento das atividades de manutenção, o CREA-PR oferece o curso de Ensino à Distância (EAD) do Programa de Excelência em Manutenção de Edificações. No curso há o módulo “Manutenção de Elevadores”, que explica resumidamente o funcionamento dos elevadores.
 
O engenheiro mecânico Roberto Leonessa, autor do módulo, cita que o objetivo principal é mostrar como e porque acontecem as falhas e a importância das manutenções para evitar acidentes e prolongar a vida útil dos equipamentos.
 
“Abordamos também a questão das modernizações, muito executadas hoje em dia em equipamentos mais antigos e trata das legislações vigentes aplicadas a elevadores residenciais”, complementa.
 

Fonte: http://www.paranashop.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet