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Conteúdo para Administradoras

Como tornar sua administradora de condomínio protagonista

O desafio é a maior oportunidade da administradora. Analise o mercado e seu negócio, mas antes, leia esta matéria que, com certeza, vai te despertar ideias para ganhar protagonismo

16/12/22 02:22 - Atualizado há 1 ano
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O desafio é a maior oportunidade da administradora. Analise o mercado e seu negócio, mas antes, leia esta matéria que, com certeza, vai te despertar ideias para ganhar protagonismo

A gestão de condomínios mudou e o papel das administradoras também. Essa transformação do universo condominial fez com que as funções da empresa não ficassem mais restritas somente às tarefas administrativas, financeiras ou de recursos humanos.

Claro que estas atribuições (estimadas em 200 atividades) ainda pertencem às administradoras de condomínio, mas outras competências começaram a ser incorporadas ao seu escopo de trabalho. E são elas que permitem diferenciar-se e conquistar o desejado protagonismo num mercado extremamente concorrido como o de condomínios.

Deixando de lado essa parte operacional que sempre está evidente para todos, como envio de boletos, pagamentos e prestação de contas, a expertise da administradora é capaz de elevar o nível da gestão, pois:

  • Valoriza o patrimônio;
  • Traz comodidade, segurança e economia ao condomínio;
  • Promove o bem-estar dos moradores;
  • Facilita a vida do síndico.

São os valores que uma administradora carrega por trás da prestação de serviço aos condomínios e que nem sempre são percebidos ou recebem a devida importância. Aliás, as próprias empresas precisam enxergar isso, senão ficarão para trás. 

As administradoras de condomínio que querem crescer devem ter uma visão mais analítica sobre o mercado e seu próprio negócio. Esse exercício permitirá identificar os desafios e as oportunidades que, por sua vez, serão os responsáveis pelo protagonismo da sua empresa.

Vale a velha máxima: o desafio é a sua maior oportunidade. E esta matéria, com certeza, lhe dará alguns insights, confira!

A transformação do mercado condominial nos últimos anos

Para entender como o mercado condominial se apresenta atualmente para as administradoras de condomínio, é importante olharmos rapidamente para o passado, um tanto quanto recente: a pandemia.

Segundo José Roberto Graiche Jr., presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), a chegada da Covid-19 desestabilizou todos os setores, que tiveram que se reinventar para se manter.

Na perspectiva condominial, o desafio da pandemia permitiu que alguns processos evoluíssem mais rapidamente, criando, então, oportunidades, como a adesão à tecnologia

O maior exemplo disso foi a assembleia digital. Respeitando os protocolos sanitários de isolamento social, as reuniões de condomínio foram forçosamente transportadas para a tela do notebook ou celular. Com praticidade, a tecnologia ganhou a confiança dos usuários e, em alguns casos, até resolveu problemas crônicos como a baixa presença dos condôminos. 

"A tecnologia se tornou uma aliada para impulsionar o crescimento das administradoras de condomínios, ao prover essas ferramentas que desafogam o trabalho manual dos colaboradores. Ela também veio para eliminar alguns processos mais lentos e burocráticos, que mantínhamos por puro costume", reforça Graiche.

Em sua palestra no Conexão SíndicoNet 2022, o diretor da Apsa Leonardo Schneider complementa esse raciocínio, relembrando o quanto as administradoras de condomínio tiveram que se adaptar instantaneamente ao trabalho remoto.

"Porém, ao mudar essa dinâmica, a tecnologia na gestão condominial se consolidou. Além das assembleias digitais, tivemos o  atendimento agilizado via WhatsApp e cada vez mais aplicativos", ele pontua. 

Importância de analisar o passado através dos números

Na pandemia, o universo condominial viveu 2 anos em 5, muito em função da tecnologia. Em sua palestra no Conexão SíndicoNet 2022, o sócio-proprietário da Manager Gestão Condominial Marcelo Mahtuk mostrou que daqui em diante o mercado para as administradoras vai sofrer cada vez mais transformações.

Para demonstrar isso, Mahtuk abriu alguns números da Manager dos últimos 5 anos, que mostram como muita coisa já mudou e a tendência é intensificar: 

  • 3% dos condomínios foram perdidos por:
    • Atendimento (35%) - demora na cotação, condução de assembleia, etc
    • Política (35%) - troca de síndico
    • Preço (20%) 
    • Erro (3%)
    • Não entenderam o motivo (7%)
  • 32% de aumento nas despesas (investimento em tecnologia, por exemplo)
  • 24% de aumento no quadro de funcionários
  • 58% de crescimento da empresa
  • 25% de queda nos honorários 

No caso da Manager, nota-se que a questão do preço já não é mais o fator determinante para manter um contrato, e sim, o atendimento. Em contrapartida, a empresa cresceu, aumentou a equipe, porém, o valor dos seus honorários foi reduzido. 

Será que sua administradora também passa por esse cenário? A sugestão aqui é para que você também elabore esses cálculos, como uma forma de olhar o passado, entender o futuro e se prevenir. Mahtuk dá outras dicas para que os gestores tenham noção de onde estão e onde querem chegar: 

  • Revisite seus números; 
  • Converse com sua equipe;
  • Converse com os outros agentes do setor;
  • Encontre respostas.

Desafios e oportunidades para as administradoras de condomínio

Dentro deste cenário de mudanças do mercado condominial, elencamos três desafios que ao mesmo tempo são as três maiores oportunidades das administradoras: preço, transformação digital e novo perfil do síndico. 

1. Preço 

Hoje em dia, está tudo muito igual na concorrência entre as administradoras de condomínio, sejam sites, aplicativos e até as propostas. Dessa forma, o preço muitas vezes acaba se tornando um fator determinante para escolha do síndico. 

Para transformar o desafio do preço numa oportunidade, a administradora pode:

  • Admitir que sua empresa é commodity (baixe o preço, tenha poucos produtos na prateleira e invista em tecnologia); 
  • Agregar produtos (como ter uma empresa terceira, terceirizada de limpeza ou treinamento de funcionário, ou mesmo comprar franquias);
  • Especializar-se (por exemplo, atendimento diferenciado).

"Quanto a esse último tópico 'especialização', eu tenho um cliente que saiu da minha carteira por preço, mas voltou por causa do nosso atendimento. Isso é palpável para ele, faz a diferença, as administradoras têm que investir", lembra Mahtuk. 

2. Tecnologia/Transformação Digital

A tecnologia é um desafio, pois pode trazer alguns pontos negativos, como tempo e dinheiro para acompanhar e investir nas tendências que surgem em um piscar de olhos. “Parece que as empresas estão dentro de uma bolha, o que dificulta enxergarmos novas possibilidades”, afirma Mahtuk. 

De acordo com ele, para a administradora utilizar a tecnologia a seu favor, ela deve:

  • Mapear a jornada do cliente;
  • Buscar soluções free para administração de condomínios (converse com seu time de Tecnologia);
  • Quebrar silos, fazer parcerias, inclusive, com outras administradoras e empresas de outras áreas.

3. Novo perfil do síndico

Schneider concorda que existe, sim, uma revolução em andamento no mercado condominial, mas que ela não é apenas digital. Trata-se do novo perfil do síndico - o principal cliente de uma administradora de condomínios. 

Segundo dados da Apsa, o número de síndicos profissionais na cidade do Rio de Janeiro aumentou 193% nos últimos cinco anos. Esse alto percentual bate com o Censo SíndicoNet feito em 2021, cujo levantamento apontou que 18% dos condomínios possuem síndicos profissionais. Para se ter uma ideia, esse índice era de 15% em 2020 e 6% em 2013, ou seja, em oito anos, triplicou. 

Com a entrada significativa desses agentes no setor, nota-se a mudança de perfil desses profissionais – antes senhores aposentados; hoje mais jovens, participativos e empreendedores. Isso sem falar no alto nível de qualificação exigido para o cargo atualmente. 

Cabe às administradoras entender que tipo de serviço, atendimento ou demanda os síndicos profissionais vão exigir da empresa. 

O que é certo, como já comentado por Mahtuk, as empresas podem acompanhar esse movimento agregando novos produtos. Schneider costuma aplicar o conceito intitulado como “Universo Condomínio” para prestar um serviço melhor e aumentar a receita. 

Basicamente, é uma forma da administradora funcionar como uma plataforma, oferecendo soluções, e assim, novas oportunidades. A Apsa, por exemplo, tem parceria com diversos setores, como empresas de qualificação de síndicos profissionais, contas digitais especializadas em condomínios e até garantidoras de crédito

Ou seja, o leque de oportunidades para as administradoras de condomínio está cada vez mais amplo e já não dá mais para se prender às atividades burocráticas. Inove para alçar voos!

Marcelo Mahtuk (sócio-proprietário da Manager Gestão Condominial); Leonardo Schneider (diretor da Apsa e vice-presidente do Secovi-RJ) e José Roberto Graiche Jr. (presidente da AABIC).

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