Assinatura Eletrônica
Solução do GOV.BR facilita rotina de síndicos e outros profissionais
Assinatura GOV.BR facilita o trabalho de profissionais autônomos e síndicos de condomínios
Solução desenvolvida pela Gestão já foi utilizada mais de 125 milhões de vezes em 2025
A Assinatura Eletrônica GOV.BR foi desenvolvida para transformar digitalmente os serviços públicos, mas tem sido utilizada também por profissionais autônomos e até para facilitar a gestão de condomínios. Somente em 2025, a solução desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já foi usada pelos brasileiros mais de 125 milhões de vezes.
A advogada e empresária Hangra Leite Peçanha é uma dessas pessoas. A brasiliense, que tem uma conta de nível Ouro no GOV.BR, utiliza a Assinatura GOV.BR para assinar documentos jurídicos, petições e contratos, além de outros documentos administrativos. “Isso facilita bastante meu dia a dia profissional, pois elimina a necessidade de reconhecimento de firma em cartório em muitas situações”, disse.
Ela recomenda a solução para quem ainda não usa o GOV.BR para assinar digitalmente. “É uma ferramenta confiável, prática e que evita burocracias desnecessárias. A assinatura digital me dá agilidade, praticidade e segurança, economizando tempo e recursos”, detalhou.
Já Willian Martins, que é contador e também síndico do Residencial Vivace, em Taguatinga (DF), conta que usa a Assinatura GOV.BR desde 2021. “É um facilitador, agora não preciso ficar indo ao cartório reconhecer firma da minha assinatura”, revela. Entre os documentos de gestão condominial que são assinados por Willian em seu trabalho como síndico estão a assinatura de atas, notificação de moradores e contratos. “Temos uma grande demanda de atendimento a moradores, problemas de manutenção e compra de materiais. Como não preciso mais sair para assinar esses documentos, eu ganho agilidade e tempo para as outras demandas”, exemplificou.
Para o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, esses exemplos mostram como a Assinatura GOV.BR simplifica a vida dos brasileiros. “Todas as soluções do GOV.BR são desenvolvidas para isso, para possibilitar que as pessoas tenham mais tempo para outras atividades em vez de ficarem em filas de um balcão. Assim, podemos dizer que o GOV.BR representa qualidade de vida”, afirmou.
Saiba como usar
O processo para utilizar a solução do MGI é bem simples. Para assinar digitalmente na plataforma do governo federal, é preciso ter uma conta de nível Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma do governo federal tem mais de 170 milhões de usuários, possibilitando o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais. Além disso, possibilita o acesso a outros mais de 8.700 serviços estaduais e municipais. Além da Assinatura GOV.BR, entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão o Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2025/agosto/assinatura-gov-br-facilita-o-trabalho-de-profissionais-autonomos-e-sindicos-de-condominios