Fui eleito síndico

Raio-X da administração condominial

Entenda os principais pontos da administração condominial e como ela é estruturada

Por Mariana Ribeiro Desimone

quarta-feira, 29 de novembro de 2017


Gerir um condomínio, você já sabe, equivale a gerir uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, dependendo do tamanho do condomínio e suas demandas.

Para ajudar o síndico com todas as necessidades administrativas do condomínio, fizemos um RAIO-X de cinco grandes áreas do condomínio: Financeira, Administrativa, Operacional, Recursos humanos e Jurídica. 

“Conhecer bem o funcionamento da parte administrativa do condomínio não pode ser menosprezado pelo síndico. Ele deve entender bem todas as áreas para poder cobrar corretamente da administradora”, argumenta Gabriel de Souza, diretor da administradora Prop Starter.

Área financeira do condomínio

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

BALANCETE

PASTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Área Administrativa do condomínio

OBRIGAÇÕES

DADOS E DOCUMENTAÇÃO

ASSEMBLEIAS

COMPRAS

GESTÃO E CONTAS A PAGAR

Área operacional do condomínio

MANUTENÇÃO

LIMPEZA

FUNCIONÁRIOS 

CONDÔMINOS

Recursos Humanos do condomínio

OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS

CONTRATAÇÃO E DEMISSÃO

TERCEIRIZADOS

ESCALAS e FOLHA DE PAGAMENTO

Área jurídica do condomínio

 

Fontes consultadas: Marco Gubeissi, diretor de administradoras da vice-presidência de administração imobiliária do Secovi-SP, Nilton Savieto, síndico profissional, Marco Dal Maso, diretor de negócios imobiliários da Aabic ( Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), Gabriel de Souza, diretor da administradora Prop Starter, Simone Ramos, supervisora de gestão predial da Lowndes, Marcelo Ribeiro Consultor Condominial da administradora Lowndes, Alexandre Marques, advogado especialista em condomínios e colunista do SíndicoNet