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Guia sobre Segurança

Portaria - procedimentos de segurança

Oriente seus porteiros sobre: visitantes, entrega de encomendas, delivery, funcionários e prestadores de serviços

A maior parte das invasões a condomínios se dá pela portaria de pedestres, por falta de procedimentos corretos de segurança dos porteiros. Por isso, seu treinamento adequado é fundamental.

 

Ao atender visitantes, o portão somente pode ser aberto após:

  • Avisar o morador e obter sua autorização;
  • Na dúvida, solicitar ao morador para vir identificar tal visitante, mantendo-o ainda do lado de fora.

 

No caso de entrega de encomendas e delivery:

  • Avisar o condômino e solicitar sua presença na portaria;
  • Na ausência do condômino, receber e guardar para, posteriormente, ser retirado por um morador ou entregue por um funcionário;
  • Jamais permitir que o entregador leve pessoalmente a encomenda.

 

Prestadores de serviços:

  • Avisar o condômino e só abrir a porta mediante autorização do morador.
  • Depois que entrar, pedir crachá com foto e anotar os dados de seus documentos
  • Se for prestador de serviço para o condomínio, só abrir a porta depois de autorizado pelo zelador. 
  • Também deve-se pedir o crachá e anotar os dados.

 

Outros procedimentos

  • Em caso de obras no condomínio, só permitir o acesso de funcionários listados pela empreiteira, portando crachá com foto. Em caso de dúvida, chamar o zelador.
  • Os porteiros e seus substitutos devem ser alertados quanto aos disfarces que os ladrões têm usado para invadir os condomínios.
  • Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, manter as entradas do edifício fechadas.
  • Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos.
  • Não devem aceitar a guarda de chaves das unidades e dos automóveis dos moradores.
  • Não comentar sobre a vida pessoal dos condôminos, como horários em que podem ser encontrados e outras informações.
  • É interessante que seja instalada uma linha telefônica na portaria, para que se possa acionar rapidamente a polícia ou os bombeiros em caso de emergência, sem depender do zelador - que pode não estar no condomínio na hora.
  • Neste caso, é conveniente pregar no telefone uma lista com o telefone da delegacia mais próxima, bem como do Corpo de Bombeiros e da conservadora do elevador.

Fonte: PM-SP e Conteúdo SíndicoNet

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