O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Compensação ambiental

Condomínios em SP fazem jardins verticais e deixam cidade mais verde

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
WhatsApp
LinkedIn

'Corredor verde' do Minhocão ganha segundo jardim vertical em São Paulo

Fachada de Edifício Santa Cruz terá área de 561 m² com cobertura vegetal. SP liberou empresas a fazerem compensação ambiental com os projetos.
 
O segundo jardim vertical permanente instalado em prédios vizinhos ao Elevado Presidente Costa e Silva - o Minhocão - será inaugurado neste sábado (23) no Edifício Santa Cruz, perto ao Largo Santa Cecília, em São Paulo (SP), segundo o Movimento 90º, responsável pela instalação.
 
A cobertura vegetal composta por espécies de plantas da mata atlântica começou a ser montada em dezembro. O projeto desta segunda instalação é do artista Daniel Mangranè e faz parte de uma proposta para implantar um "corredor verde" no Minhocão, com o plantio de 8 mil metros quadrados de jardins verticais para melhorar a qualidade ambiental da região. 
 
A ação também é resultado de um decreto publicado em março do ano passado, que permite empresas a fazerem a compensação ambiental de obras e serviços na capital por meio da instalação de jardins verticais e telhados verdes nos condomínios.
 
Nesta segunda intervenção, o custo para cobrir tem 561 m² de fachada do prédio, em uma área de paredes sem janelas, será de cerca de R$ 500 mil. A manutenção da estrutura será feita pelo grupo Tishman Speyer nos primeiros seis meses. Depois disso, a Prefeitura assume os custos.
 
O projeto foi desenvolvido pelo Movimento 90º - que reúne profissionais que querem uma cidade mais verde. Além de melhorar a paisagem urbana, essas estruturas ajudam na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico tanto no prédio onde está instalado quanto do seu entorno. Em 2013, o Movimento 90º fez um projeto-piloto no local. Durante quase um ano e meio a parede de um prédio do Minhocão ficou coberta com cinco mil plantas.
 
O movimento quer construir 10 jardins verticais em fachadas só do Minhocão até julho deste ano. Três deles já estão em andamento - Edifício Santos, Edifício Mackenzie e Edifício Filomena - e serão inaugurados até março, segundo o paisagista titular do Movimento 90º, Guil Blanche.
30/08 - Um funcionário começa a colocar diferentes espécies de plantas na parede de um prédio do Minhocão, no centro de São Paulo. O edifício é o primeiro do elevado a receber a cobertura vegetal. Outros 7 aguardam avaliação para construir a estrutura (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)
 

Outros condomínios

 
Um edital de chamamento público foi aberto em maio do ano passado pela Prefeitura para que edifícios vizinhos ao Minhocão possam receber a instalação de jardins verticais. Podem se candidatar condomínios que possuam empenas cegas (paredes sem janelas) que estejam localizadas a uma quadra do Minhocão.
 
O primeiro jardim vertical permanente instalado em prédios vizinhos ao Minhocão foi o Edifício Huds, que fica na Rua Helvétia. A inauguração foi em setembro do ano passado. Ao todo, 140 prédios, ou uma área equivalente a nove campos de futebol, são candidatos a receber a cobertura de plantas, segundo o Movimento 90º.
 
A escolha dos edifícios será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental, que levará em conta o fato de a nova área verde proporcionar redução da poluição sonora e do calor no entorno. As cartas de intenção devem ser entregues na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), na Rua do Paraíso,
387/389 - térreo, das 9h às 16h.
 

Benefícios

 
De acordo com a Secretaria do Verde, os jardins verticais têm várias vantagens, como o fato de a temperatura interna das construções ficarem até 7ºC mais baixa. Além disso, as plantas produzem oxigênio e umidade e filtram os poluentes. Elas diminuem ainda os ruídos porque formam uma barreira acústica e melhoraram a paisagem urbana.
 
Essas estruturas são capazes de sustentar e manter vegetações sobre e paralelamente a superfícies verticais, como prédios com empenas cegas (paredes sem janelas), muros e paredes, porque se adaptam tanto em espaços internos como externos.
 
Ainda segundo a Secretaria, não há riscos de infiltração para os locais onde o jardim está instalado. Ele também exige pouca manutenção, porque o sistema de irrigação é automatizado, e pode ser retirado posteriormente, sem que a superfície original seja danificada.
 

Fonte: http://g1.globo.com/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet