O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coleta Seletiva

Retirada do material gerado pela coleta seletiva

Como é feito o escoamento e descarte dos materiais separados na coleta seletiva em condomínios

WhatsApp
LinkedIn
Como é feito o escoamento e descarte dos materiais separados na coleta seletiva em condomínios
Saber a destinação que será dada ao material reciclado é fundamental quando se implementa o processo.
Reprodução/ iStock

Depois de conscientizar moradores, a retirada dos materiais recicláveis é o momento mais estratégico da coleta seletiva em condomínios.

Assim, saber qual será a destinação dos resíduos é fundamental para assegurar que o empreendimento esteja adequado às exigências legais, além de garantir a redução de seu impacto ambiental.

No entanto, os cuidados que o síndico deve adotar variam conforme o prestador desse serviço: prefeitura, ONGs/cooperativas ou terceirizadas. Entenda melhor a seguir!

Retirada do lixo reciclável pela prefeitura

Como indicado na introdução deste guia, uma das primeiras medidas a serem tomadas pelo gestor é verificar se, no próprio município, a prefeitura oferece algum tipo de coleta seletiva.

Em alguns casos, com o engajamento de condomínios vizinhos, é possível solicitar um caminhão para retirada dos materiais. Assim, resta saber quais serão os dias em que ele passará pela sua rua e informar a comunidade, a fim de que o acúmulo de lixo não se torne um problema, atraindo pragas urbanas.

Pontos de atenção quanto à retirada feita por ONGs

Ao firmar parceria com uma ONG ou cooperativa, também é importante que se estabeleça, com critérios que favoreçam ambas as partes, a periodicidade da retirada do lixo. Não adianta a instituição vir uma vez por mês, nem o condomínio querer que ela venha todos os dias.

Dependendo do tamanho do edifício e da sua capacidade de armazenamento, o usual é que ela ocorra de uma a duas vezes por semana.

Por outro lado, é importante que o síndico tenha um plano B, caso a ONG deixe de coletar o lixo conforme o combinado. Uma opção é ver com condomínios vizinhos quem faz a coleta seletiva por lá.

A segurança do condomínio deve estar em primeiro lugar, logo optar por organizações que tenham um CNPJ e indiquem quem vai realizar o serviço é o ideal. Pedir indicações à administradora pode facilitar essa busca.

Terceirização da coleta seletiva em condomínios

Se não houver nenhuma dessas alternativas na sua região, é possível recorrer ao setor privado. Haverá investimento financeiro e com isso o trabalho profissional que eliminará acúmulo de recicláveis no condomínio e a destinação será correta.

O condomínio ainda ganhará uma assessoria ambiental para melhorar o processo de coleta seletiva e conscientização ambiental dos moradores e funcionários.

Na hora de escolher um fornecedor, o fato de possuir um caminhão próprio e espaço disponível no momento da coleta devem pesar na decisão. Não adianta, por exemplo, o veículo já passar quase cheio em um condomínio repleto de material para escoar.

Lembre-se também de averiguar se o prestador possui cadastro nos órgãos competentes, assim a idoneidade da empresa fica garantida.

Sites úteis:

Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet