O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cartilha de Etiqueta

Regras de condomínio: dicas para uma boa convivência

Dicas de regras de condomínios com orientações de como agir educadamente em diversas situações. Tudo para uma boa convivência no condomínio

01/12/10 11:35 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Detalhe de pessoa segurando cartilha de etiqueta com regras e orientações para condomínios
Cartilha de regras de condomínio com dicas de comportamento, postura e bons modos para os moradores e regras e obrigações
Reprodução

Não adianta negar: é muito difícil administrar um espaço dividido por tantas pessoas diferentes. E a maior dificuldade não são as inúmeras guias a serem pagas, os documentos para checar, ou as apólices de seguro que não podem vencer. Invariavelmente a parte mais trabalhosa da vida do síndico é lidar com os moradores. 

Para tentar deixar a tarefa mais fácil, o SíndicoNet ouviu especialistas sobre a questão da conviência e elaborou esta nova Cartilha de Etiqueta em Condomínios, com dicas de comportamento, postura e bons modos para os moradores e regras de condomínios e obrigações. Se todos fizerem um pequeno esforço para viverem em paz, todos saem ganhando.

Dica: Baixe aqui esta cartilha, imprima o material e inicie uma campanha de bons modos no seu condomínio.

Cartilha de Etiqueta em Condomínios

BARULHO

  • Conheça as normas e regras do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio
  • Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser
  • Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
  • Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
  • Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.
  • Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.

 

CACHORROS

  • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores
  • Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
  • Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
  • Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos

 

CRIANÇAS

  • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles
  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras
  • Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos
  • Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos
  • Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio

 

CONVIVÊNCIA

  • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria
  • Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa
  • Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos
  • Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.
  • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
  • Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.

 

FUNCIONÁRIOS

  • Trate-os sempre com cordialidade
  • Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico
  • Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares

 

GARAGEM

  • Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga
  • Não use sua vaga como depósito
  • Respeite o limite de velocidade
  • Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel
  • Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
  • Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem

 

LIXO

  • Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
  • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte  

 

NA ACADEMIA

  • Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem
  • Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso
  • Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos
  • Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo

 

NA PISCINA

  • Não use equipamentos de som
  • Não pule na piscina com protetor solar. Tome uma ducha antes
  • Não use o elevador com trajes de banho

 

NO ELEVADOR

  • Cumprimente sempre todos os presentes
  • Espere as pessoas saírem para entrar
  • Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.
  • Não segure o equipamento em horários de pico
  • Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado

 

NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS

  • Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria
  • Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho
  • Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.

 

OBRAS

  • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno
  • Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras  

 

Download: Baixe aqui a Cartilha SíndicoNet de Etiqueta em Condomínios

Fontes consultadas: Marcio Bagnato, diretor de condomínios da administradora Habitacional, Marcelo Duarte, da vice-presidência de condomínios do Secovi-SP e diretor da administradora Loja do Condomínio, Vânia Dal Maso, gerente de condomínios da administradora Itambé, Suely Kardosh,psicoterapeuta, especialista em coaching e relacionamentos corporativo, e Dênis Caetano, especialista em condomínios da Auxiliadora Predial; Ligia Marques, consultora de etiqueta, Conteúdo SíndicoNet

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet