O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Garagens

Aumento de vagas na garagem

Serviço também ajuda a melhorar espaço de manobras

28/08/12 06:12 - Atualizado há 4 anos
WhatsApp
LinkedIn
Serviço também ajuda a melhorar espaço de manobras

A garagem é um dos ambientes do condomínio que mais geram atritos entre os moradores.

Seja pelo número reduzido de vagas, pelas suas dimensões, pouco espaço para realizar manobras, ou pelo limite de velocidade do local, a garagem é uma fonte quase que inesgotável de dores de cabeça.

O problema mais presente, porém, é a falta de vagas para todos os moradores que têm um automóvel no condomínio, além dos tamanhos variáveis desses espaços: há poucas vagas grandes, um número um pouco maior de vagas médias  e a maior oferta é de espaços menores.

Vale lembrar que essa proporção, assim como a metragem das vagas, é decidida pelo Código de Obras de cada município, e deve ser seguida pelas construtoras no momento da construção dos empreendimentos.

Acontece que tais Códigos não têm acompanhado a tendência do mercado por carros maiores.  E isso tem se refletido diretamente no problema de falta de espaços nas garagens.

Responsabilidade do morador sobre sua vaga na garagem

Os moradores também têm sua respondabilidade e, por isso, devem se conscientizar a respeito do tamanho das vagas ofertadas pelo condomínio, antes de se mudarem ou comprarem um carro novo. 

Se todos quiserem ter carros do tipo SUV, picapes com cabine dupla, ou stations wagons, simplesmente não haverá espaço disponível para todos os veículos.

Vale ressaltar ainda que, em garagens onde as vagas são fixas, a responsabilidade é do morador em ter um veículo compatível com sua vaga.

Caso contrário, estará em desacordo com as normas do condomínio e, em função disso, poderá sofrer advertências e até multas da administração.

Otimização ou aumento de vagas na garagem

Para quem tem problemas no local, atualmente existe o serviço de otimização de vagas de garagem.

O serviço visa aumentar o número de vagas disponíveis, diminuir as vagas presas e aumentar o espaço de manobra dos veículos, tudo isso dentro da mesma garagem.

O que muda, principalmente, é a disposição das vagas que, com a ajuda de um software, são marcadas a 45 graus, na diagonal. Dessa forma, consegue-se mais um pouco de espaço – seja para aumentar o número de vagas ou para deixá-las maior.

Mas é bom lembrar que o aumento de espaço não será superior a 7%, e que as vagas a mais podem ser sorteadas ou alugadas para os próprios moradores. Essa destinação deve ser discutida  e aprovada em assembleia.

Contratação

Para contratar um serviço desse tipo, busque empresas que já tenham experiência no setor. O ideal é que seu quadro conte com engenheiros, arquitetos ou projetistas,  já que esses profissionais têm maior base para distribuir as vagas corretamente.

Peça no primeiro momento um estudo das alterações a serem feitas. Geralmente as empresas cobram por esse estudo preliminar, mas antes disso podem dar um orçamento aproximado de quanto sairá para otimizar a garagem.

Para realizar esse estudo, a empresa precisa tanto da planta da garagem quanto das medidas exatas do local.

Por isso, o ideal é que o prestador de serviços se  desloque até o empreendimento para  efetuar a medição total da garagem e tirar fotos.

Depois do estudo, a empresa apresenta uma planta executiva, que deve ser aprovada primeiro pelo conselho e pelo síndico e depois, pelos moradores. O serviço completo pode demorar até dois meses para ficar pronto.

O preço pode variar de R$ 5 mil a até R$ 10 mil, e depende principalmente do tamanho do empreendimento.

Vale ressaltar que o serviço dessas empresas consiste em alterar as vagas de local.

A marcação das mesmas, com tinta, geralmente não está inclusa no pacote – ela pode ser feita com giz pela empresa.

Para a marcação final, o empreendimento pode contar com a sua própria mão de obra ou contratar alguém especializado, como um pintor.

Condições

É bom lembrar que esse tipo de serviço só pode ser contratado por condomínios em que as vagas sejam sorteadas periodicamente.

Nos casos em que os condôminos são os donos de determinada vaga,  essas não podem ter seu tamanho ou local alterado.

Serviço

Fontes consultadas: Rosely Schwartz, professora da EPD e consultora SíndicoNet, José Roberto Iampolsky, diretor de condomínios da administradora Paris, Gabriel de Souza, diretor de condomínios da administradora Prop Starter, Walter Mario Corvino, sócio da SWC, empresa que executa serviços de otimização de vagas

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet