Informe Publicitário

Dieta do condomínio promete, em três meses, controlar gastos

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Dieta do condomínio" reduz gastos e valoriza imóveis em quase 40%

Excesso de horas extras, válvulas de descarga desreguladas e falta de sensores de luz eram alguns dos problemas que deixavam o orçamento "acima do peso"

Condomínio alto é um dos principais problemas de quem vive em conjuntos residenciais, pois é um item que compromete não só orçamento mensal dos moradores como também desvaloriza o imóvel na hora da venda ou locação. Para resolver esta questão, os síndicos vêm buscando serviços de consultoria profissional para reduzir custos e otimizar os recursos arrecadados.

"Apelidamos este serviço de dieta do condomínio. Com um trabalho bem feito, em apenas três meses é possível obter excelentes resultados", garante José Roberto Iampolsky, diretor da Paris Condomínios, administradora que atua há mais de 60 anos em São Paulo e atende uma média de 25 novos condomínios "acima do peso" por ano, os quais vinham sendo geridos por outras empresas.

Para exemplificar a "dieta do condomínio", Iampolsky conta um caso recente de um condomínio do bairro de Higienópolis, na capital paulista, onde a Paris Condomínios conseguiu diminuir gastos mensais, realizar melhorias e criar um superávit de R$ 70 mil para os próximos 12 meses. "Por conta deste trabalho, os apartamentos que antes eram avaliados em R$ 650 mil passaram a valer R$ 900 mil", comemora.

Problema 01

Horas extras demais - Segundo o diretor da Paris Condomínios, após análise, percebeu-se que a folha de pagamento do edifício estava muito cara devido ao excesso de horas extras. "A solução foi contratar dois folguistas e adotar uma escala de trabalho e folgas. Por incrível que pareça, mesmo com mais dois profissionais, houve uma redução de R$ 3 mil mensais na folha de pagamento, ou seja, uma economia de R$ 36 mil ao ano", relata.

Problema 02:

Desperdício de água e luz - O próximo passo foi uma revisão de toda a rede hidráulica e elétrica. "Regulamos as descargas de água, que não recebiam manutenção há anos, e instalamos sensores de presença na iluminação da área comum. Estas duas medidas simples geraram uma economia mensal da ordem de R$ 1.800,00, que representa um montante de mais de R$ 21 mil em um ano", conta Iampolsky.

Problema 03: contratos de manutenção

Durante a revisão dos contratos de manutenção (elevadores, bombas, jardineiro, interfones, antena coletiva, circuito fechado de TV), a Paris Condomínios detectou que os mesmos tinham valores de 30% a 50% acima dos praticados. "Fizemos uma concorrência e conversamos com os antigos fornecedores, que puderam igualar seus valores aos obtidos com as novas empresas", revela Iampolsky.

Resultados: economia, melhorias e valorização - A "dieta do condomínio" gerou excelentes resultados. O condomínio que antes custava R$ 1.600,00 agora custa R$ 1.100,00. Com a economia gerada em apenas três meses foi possível reformar toda a garagem. Em 12 meses, estima-se um superávit de R$ 70 mil e o valor de mercado dos apartamentos do edifício subiu, em média, R$ 38,5%.