Sem água

Condomínios em Itu (SP) sofrem com a estiagem e com a terneira seca

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alteração do racionamento será apenas no Itaim, afirma concessionária

Ituanos devem continuar sofrendo com a falta de água na cidade.

Após comunicar na última semana uma ampliação no racionamento de água em toda a cidade, a concessionária Águas de Itu alterou o seu esquema e divulgou no dia 20 de junho uma nova nota à imprensa. Segundo a empresa, as alterações no racionamento devem ocorrer apenas na região do bairro Itaim, cujo manancial opera hoje com apenas 4% da sua capacidade.

A nova alteração deve ter início nesta segunda-feira, dia 23 de junho. O racionamento nos bairros abastecidos pelo manancial do Itaim deverá ser setorizado, sendo o bairro dividido em dois grupos que receberão fornecimento de água em dias alternados, no período das 18 às 4 horas.

Grupo1:
Condomínio Chácara Florida, Residencial Potiguara, Condomínio Santa Inês e Condomínio Vila Real, Jardim Oliveira II, Jardim Bom Viver, Chácara Reunidas Ipês e Jardim Porto Seguro.

Grupo2:
Parque Residencial Mayard, Presidente Médici, Jardim dos Ipês, Itaim II, Residencial Veneto, Jardim Alberto Gomes, Jardim Santa Tereza, Jardim Convenção, Vila Ianni, Vila Mariah, Jardim Padre Bento, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Fragnani, Dona Lila, Bairro Alto, Jardim Brasília, Chácaras Carolina, Vila das Hortências, Vila Lívia, Residencial Parque do Varvito, Portal da Vila Rica, Gabbai, Parque Nossa Senhora da Candelária, Residencial Veneto, Bairro Chácara Agrícolas Bandeirante, Vila Dona Tonica, Jardim Araguaia, Bairro Progresso, Residencial Sete Quedas, Jardim Oliveira I, Estrada do Jacu e Estrada do Barreto.

“A medida foi necessária uma vez que o consumo continua crescendo desde janeiro e a estiagem segue forte, sem previsão de chuva nos próximos dias”, explica a concessionária.

A empresa afirma que nos outros bairros o racionamento deverá continuar diário, com abastecimento no horário das 18 às 4 horas.

A concessionária ressalta ainda que as ruas mais altas dos bairros podem sim receber água com atraso. Segundo ela, isso ocorre devido à rede de distribuição do sistema de água que sofre efeito da topografia da cidade. Para essas ruas, o abastecimento deve ser complementado com caminhões-pipa.

Ainda sem água

Apesar das ações divulgadas pela Águas de Itu sobre o problema da falta de água, os moradores da cidade relatam problemas constantes no esquema de abastecimento da empresa. Para os ituanos, estas ações não estão bastando para solucionar esta dificuldade enfrentada desde o início de fevereiro.

Através de comentários na página do Facebook do Itu.com.br, leitores descreveram os problemas. Em diversas casas o abastecimento não acontece há dias, e nem mesmo os caminhões-pipas, que deveriam complementar a água em pontos mais altos da cidade, estão realizando este serviço. “Moro na Vila Ianni e na minha casa não vem água desde quarta-feira (18/06/2014). Não vem de dia nem à noite. Está difícil!”, comenta Ana Barbieri.

Por outro lado, há bairros onde o racionamento parece não existir e os flagrantes de desperdício de água acontecem. “Há bairros onde não há falta de água, inclusive abordei moradores lavando calçadas com a mangueira. Tenho amigos que não estão sofrendo tal falta”, desabafa Kátia R D Di Santi.

Para Alessandra Lê, o racionamento já existe faz tempo, mas não acontece em todos os locais da cidade. “Em alguns bairros não falta água sequer um dia, e em outros bairros ficam 2, 3, 5 dias sem água. Será que haverá também racionamento de água no campo de futebol Novelli Jr.???”, indaga.

Segundo informações do ClimaTempo, não há previsão de chuva para os próximos dias em Itu. Sendo assim, o racionamento deve continuar e as dores de cabeça dos ituanos também. “Mas a conta não falha, a que vence mês que vem já chegou, faz tempo!”, afirma Paula Carvalho.

Protesto

Através das redes sociais, os ituanos se mobilizam e até criaram um evento intitulado "Manifestação Pela Água na Torneira", que conta até o momento com mais de duas mil confirmações de presença. O protesto está marcado para acontecer neste domingo, dia 29 de junho, na fonte do Largo do Carmo.

Fonte: http://www.itu.com.br/