O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Alteração de fachadas

Decoração de áreas comuns

Veja como deixar espaços bonitos e modernos

18/06/13 10:49 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
Veja como deixar espaços bonitos e modernos

Se  uma fachada bonita e bem cuidada é fundamental para a valorização do condomínio, é justo dizer que as áreas sociais também são. Afinal, de nada adiantaria ter uma fachada linda, recém pintada, com um hall descuidado, com móveis velhos, ou com um salão de festas com as paredes riscadas.

Por isso, o embelezamento das áreas comuns pode trazer benefícios ao condomínio e poderia ser considerado um investimento no patrimônio, e não um gasto supérfluo – como é visto normalmente.

Mas antes do investimento ser feito é fundamental que o condomínio saiba o que deseja: se é uma mudança radical do estilo do local, algumas alterações pontuais ou se apenas  a manutenção do espaço. Isso ajuda a ter uma ideia de quanto o condomínio vai gastar com a renovação da área em questão.

Pequenas intervenções

Considera-se uma intervenção pequena aquela que não é grande vulto, e que não impactará em uma mudança extremamente flagrante do local. É quase que uma manutenção do espaço.

Nesses casos, quando não há grandes mudanças, a aprovação pode ser feita com maioria simples da assembleia. Para tanto, o condomínio já deve dispor do dinheiro para efetuar as mudanças no ambiente.

São consideradas pequenas intervenções:

  • Repintura do ambiente, com a mesma tonalidade ou semelhante a anterior

  • Reposição de itens quebrados,desgastados ou antigos como luminárias, quadros, 

  • Troca de tecido de qualidade e padronagem semelhante em sofás e almofadas

  • Manutenção de espelhos em áreas como salão de festas e sala de ginástica

  • Uso de adesivos decorativos na brinquedoteca e em áreas gourmets

  • Reposição de itens de enxoval, como faqueiros e jogos de pratos para salão de festas

Intervenções maiores

Para se fazer algo maior, o síndico deve ter claro  o que deseja fazer, já que depende disso as aprovações da comunidade para embasar o projeto.

Se a ideia é mudar o mobiliário completo de um ambiente, ou sua decoração, ou ainda uma pequena reforma, o que acontece geralmente é a aprovação com maioria simples na assembleia, apesar de alguns especialistas recomendarem maioria de dois terços, principalmente se envolver muitos gastos.

Nesse caso os moradores devem ter uma ideia clara de que conceito deve ter a mudança. Ou seja: devem saber explicar a “cara nova” que deve ter aquele local. 

Já se o desejo for por alterar o uso de alguma área – como transformar a sala de ginástica em uma brinquedoteca -, ou mudar o tipo de material utilizado em locais comuns – a troca de mármore por piso cerâmico, por exemplo- o síndico deve ter anuência de 100% dos condôminos.

Também é importante decidir em assembleia quanto se pode/deseja gastar com a mudança, evitando receber orçamentos futuros que fiquem muito acima do planejado.

Tendo em mente qual será a mudança empregada, o síndico, que pode ter o apoio de uma comissão de decoração, deve buscar orçamentos de profissionais da área. Se houver quebra de paredes estruturais, o ideal é que um engenheiro participe do projeto, para fornecer uma A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica).

O síndico pode contar com o apoio de algum morador que seja da área – caso não haja comissão formada – para escolher o profissional em questão.

Orçamento

Vale lembrar que o orçamento enviado pelos profissionais deve conter itens como: prazo para a execução do projeto, quais materiais estão inclusos, modo de pagamento, estilo a ser seguido.  O ideal é que o condomínio receba pelo menos três orçamentos com os mesmos parâmetros, para avaliar qual prestador de serviço será escolhido.

É mais simples para o síndico e a comissão acompanharem o desenrolar da obra quando a empresa faz o projeto e sua execução.

Caso todos os orçamentos enviados sejam superiores ao que a assembleia aprovou investir na decoração, o caso deverá ser discutido mais uma vez pela coletividade. Esse tipo de medida ajuda o síndico a investir, de maneira correta, os recursos do condomínio.

Para manter o projeto no orçamento e no prazo é importante acompanhar seu passo a passo. Criar um cronograma de atividades e cobrá-lo da empresa parceira ajuda. Já pensando em não extrapolar o montante acordado em assembleia para a renovação, pode-se dispor de 90% desse total para a prestadora de serviços, deixando o restante para ser usado caso haja algo diferente.

Como mudar

Caso haja vontade de mudar a decoração do seu empreendimento, mas o investimento esteja limitado, é possível que os próprios moradores mudem a cara das áreas comuns. Mesmo nesse caso, as alterações devem ser aprovadas em assembleia.

Veja abaixo algumas dicas de decoração para áreas comuns:

  • Adesivos para paredes:  uma adesivagem bem feita pode deixar um ambiente com outra cara. Há empresas que fazem projetos especialmente para condomínios. Esse tipo de serviço ainda se encaixa em várias áreas diferentes do empreendimento e pode se adequar a diversos orçamentos. Um profissional da empresa pode instalar o sticker escolhido, inclusive.
  • Papel de parede: os estampados estão em alta e podem ser usados em apenas uma parede do cômodo para dar destaque. Em áreas reduzidas, uma estampa miúda ajuda a dar sensação de amplidão. Se o ambiente em questão for maior, a estampa também poderá ser. 
  • Espelhos: ajudam qualquer área a parecer maior. O cuidado aqui é evitar que fiquem ao alcance das crianças, podendo causar um acidente.
  • Louça: Na área gourmet, churrasqueira, ou salão de festa, o ideal é que haja sempre um conjunto completo de louça para uso, assim como de talheres. Caso se queira uma pequena mudança do tradicional jogo todo branco, há opções que vão desde peças inteiramente coloridas
  • Estofados: Dependendo do perfil do condomínio (se houverem muitas crianças, por exemplo), pode-se apostar em tons mais escuros. No hall social pode-se escolher duas poltronas para que convidados esperem com conforto. Caso haja espaço, um estofado maior pode terminar de compor o ambiente. No salão de festa, é importante pensar no seu uso majoritário. Se a frequência de pequenos ali é grande, é melhor que a peça seja revestida de tecido resistente e também seja de tons mais escuros. Um tecido impermeável também  é uma boa opção para as áreas onde se vai comer ou beber no estofado, o que ajuda a evitar manchas.
  • Mobiliário: Um pequeno aparador, junto a uma parede de menor circulação, com um vaso e um espelho ajudam a dar destaque. Mesas de centro não são necessárias no hall social, já que prejudicam a circulação de pessoas. Nas áreas como  salão de festa e gourmet, vale investigar o uso principal antes de investir em móveis que casem com essa necessidade.
  • Tapetes: Se há muitos idosos no condomínio é preciso pensar se o item é realmente necessário. Mas pode trazer um charme a mais em áreas como o hall de entrada, dando um toque de cor.

Exemplos de decoração

Fonte: Fontes: Tais Barboza, sócia da Shop Kola, empresa de projetos de design em adesivos, Rômulo Russi, arquiteto e designer de interiores, Luciane Stangler, síndica profissional, Gabriel Karpat, diretor de condomínios da administradora GK, e Vania Dal Maso, gerente geral de condomínios do grupo Itambé, Marilda Ferrares, arquiteta, Cristina Barbara, arquiteta

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet