O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jardins

O que é mais indicado para a jardinagem de condomínio em diferentes estações?

As áreas verdes do condomínio pedem cuidado o ano inteiro, saiba como cuidar delas em cada estação!

19/05/23 06:42 - Atualizado há 7 meses
WhatsApp
LinkedIn
Jardim bonito em área externa comum de um condomínio em um dia ensolarado
A manutenção do condomínio deve incluir cuidados com jardins ao longo de todo ano
istock

Assim como a fachada da edificação e o hall de entrada, os jardins fazem parte do cartão de visitas do condomínio. Por isso, eles devem estar sempre bonitos e, para isso, a jardinagem de condomínio em diferentes estações deve seguir o clima anual.

Uma área verde descuidada pode passar a impressão de desleixo – o que interfere diretamente na valorização do patrimônio dos condôminos. Desse modo, o correto, é que essas áreas recebam atenção durante todo o ano – e de preferência por alguém especializado no assunto, como um engenheiro agrônomo, um paisagista ou um jardineiro experiente.

Além disso, deixar essas áreas sem manutenção pode comprometer a estrutura do solo e afetar as plantas que vão morrendo lentamente. Isso quer dizer que não cuidar dos jardins pode gerar um custo maior do que fazer a manutenção periódica.

Pensando nisso, abaixo preparamos um conteúdo completo sobre como fazer a jardinagem de condomínio em diferentes estações. Confira!

O mais indicado é fazer um contrato de serviço com empresas de jardinagem?

Para a maioria dos condomínios, o indicado é contratar uma empresa especializada na manutenção das áreas verdes, pois não compensa financeiramente contratar um colaborador apenas para esse serviço que é sazonal.

Agora, se o condomínio for muito grande, como os do tipo clube, vale a pena ter um funcionário exclusivo para isso. Isso porque a manutenção das áreas demanda bastante serviço.

Desse modo, como todos os prestadores de serviço do condomínio, é importante que o contrato com as empresas de jardinagem seja claro e que mostre o que deve ser feito na parte de jardinagem do condomínio.

Por exemplo, alguns itens importantes a serem observados no contrato, são:

  • A periodicidade das visitas da empresa;
  • Qual a equipe de atendimento (se o engenheiro estará presente ou só jardineiros ou ajudantes);
  • De quem é a responsabilidade sobre a reposição de plantas mortas. Essa despesa, geralmente, fica a cargo do condomínio.

Vale lembrar também que a manutenção periódica é importante para manter a jardinagem do condomínio em diferentes estações sempre em ordem. Caso o espaço fique abandonado, ficará bem caro ter de revitalizá-lo completamente em vez de cuidar dele paulatinamente.

A manutenção dos jardins pode ser feita por funcionários?

Há quem prefira economizar e deixar na mão dos empregados, sem especialização, os cuidados com os jardins. Nesse caso, seja o funcionário o zelador ou outro, o aconselhável é pagar por acúmulo de função.

Pois os empregados do empreendimento, terceirizados ou próprios, podem, sim, ajudar a cuidar do espaço, mas com um caráter mais de manutenção, e não de especialistas.

Como manter a jardinagem de condomínio em diferentes estações?

Cuidar dos jardins tem um bônus a mais: deve-se acompanhar as estações do ano. Os cuidados com a vegetação vão depender muito do clima e do regime de chuva.

Desse modo, para te ajudar a acompanhar o trabalho que deve ser feito pela empresa contratada ou pelo jardineiro do condomínio, abaixo separamos as principais dicas sobre jardinagem nas quatro estações do ano. Confira!

Inverno

O Inverno começa por volta do dia 21 de junho e se termina por volta do dia 21 de setembro. Como é a estação mais fria e seca do ano aqui no Brasil, é no inverno que as plantas ficam sem folhas e hibernam, acumulando o maior número de nutrientes possíveis.

Desse modo, para cuidar do jardim é necessário usar a “regra do dedo”, que consiste em colocar o dedo na terra e ver se está seco, úmido ou molhado. Dependendo do resultado, é necessário regar as plantas sem molhar as folhas.

Nesse período também não é necessário adubar as espécies, porque elas adotam um metabolismo mais lento. Agora, as plantas que estão necessitadas devem ser adubadas para que na primavera elas estejam bem e saudáveis.

Já a manutenção da rega está diretamente ligada à incidência de sol nas áreas verdes do condomínio. Caso não bata sol e o solo estiver úmido, não é necessário aguar. Se for necessário, dê preferência para a rega matinal.

E, sobre as podas, no inverno é recomendado apenas retirar os galhos secos e doentes. Já as plantas que estão com flores ou botões não devem ser podadas, pois qualquer procedimento pode atrapalhar o metabolismo da espécie.

Além disso, aproveite o inverno para preparar os canteiros para o plantio da primavera e para semear algumas espécies de flores, como amor perfeito e begônia, azaléia.

Primavera

A primavera tem início por volta do dia 22 de setembro e termina por volta de 21 de dezembro. Conhecida como a estação das flores, a primavera é o período do ano em que o jardim fica vistoso e colorido.

Desse modo, para essa época, prefira espécies como: jasmim, hortênsia, amor perfeito e petúnia, por exemplo.

Além disso, é necessário ter um cronograma para regar as plantas com frequência nessa estação. Se a temperatura começar a subir, as plantas terão água para sobreviver. Assim, o recomendável é regá-las duas vezes ao dia, uma na parte da manhã e a outra no fim da tarde.

Nesse sentido, deve ser feita também a adubagem de forma muito frequente durante a primavera, porque é nesse período que as plantas saem da hibernação do inverno e começam a repor seus nutrientes.

Para isso, use produtos orgânicos bem curtidos e fertilizantes ricos em micronutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio.

Outra dica importante é sempre podar as folhas e galhos secos, já que eles impedem a circulação completa da seiva e dificultam a formação de novos brotos. E, também, podar o gramado com maior frequência, pois ele crescerá mais rápido devido às chuvas.

Verão

O verão começa ou dia 21 ou 22 de dezembro e vai até dia 20 de março. Por ser a estação mais quente do Brasil, as plantas sofrem com o calor e com as pragas. Desse modo, é muito importante cuidar das áreas verdes nessa época.

As espécies de plantas que se destacam no verão são o girassol, lírio do brejo e estrela do Egito. Nesse sentido, para cuidar dessas plantas e das outras, é necessário adubá-las mais, devido às chuvas abundantes que retiram os nutrientes do solo.

Além disso, para regar o jardim no verão, é indicado estudar a região em que fica o condomínio e ver como é a densidade de chuvas. Em locais que em se chove mais, pode-se regar as plantas uma ou duas vezes por dia.

Agora em regiões mais secas, é necessário regar as plantas mais vezes ao dia. Ou seja, além da rega de manhã, que evita queimaduras, e a do final da tarde, é bom acrescentar uma no meio do dia e ao anoitecer.

Já as podas nessa estação devem ser escassas, pois é nesse período que tem o início da brotação natural. Dessa forma, o recomendado é retirar apenas galhos e folhas secas.

Vale lembrar também que as espécies que não lidam bem com o sol devem ter alguma proteção indireta, como sombra nos horários mais quentes do dia. Isso quer dizer que, antes de plantar o jardim do condomínio, é necessário estudar os horários de maior incidência do sol para dar esse espaço para essas plantas.

E, como no verão as pragas costumam aparecer, cuide para que as plantas não sejam danificadas. Caso aconteça uma infestação, use manejos ecologicamente corretos e deixe de lado os pesticidas.

Outono

O outono geralmente começa dia 20 de março e finaliza por volta de 21 de junho. Ou seja, é uma estação de temperaturas mais equilibradas, amenas e frescas. Desse modo, as flores da estação são os lírios, antúrios, narcisos, tulipas, camélias e margaridas.

Para cuidar das plantas nesse período é necessário remover os torrões, ervas daninhas e plantas mortas do solo para receber um adubo mais novo e natural.

Além disso, se no condomínio tiver vasos ou cachepôs com plantas, no outono é preciso passá-las para um vaso maior e estimular o crescimento. Como o outono é mais ameno, essa é a hora de dar estímulos para a planta com novos substratos, terra vegetal e adubo orgânico.

A rega nessa estação deve ser frequente por causa da baixa umidade do ar. E, assim, é necessário fazer uma limpeza no solo e nas plantas para remover tudo que está morto e dar chance para o novo florescer.

Além disso, como no outono há períodos chuvosos e secos, é importante ficar de olho nas pragas, como: formigas, lagartas e alguns fungos. Dessa forma, caso se encontre alguma praga, prefira manejos ecologicamente corretos.

Viu que cuidar da jardinagem de condomínio em diferentes estações requer conhecimento e experiência?

Por isso, caso seu condomínio seja menor, terceirize esse serviço para manter os jardins sempre bonitos, saudáveis e vistosos.

Agora, se o condomínio é grande e tem demanda para a contratação de um jardineiro, faça isso e garanta uma área verde de tirar o fôlego dos condôminos.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja quais espécies são recomendadas e quais evitar na manutenção dos jardins!

Fontes consultadas: Acácio de Godoy Martins (engenheiro agrônomo da Manejo Paisagismo), Sergio Vieira de Mello (Secovi-SP), Ricardo Karpat (Gábor RH), Daniel Gallozzi (Brasil Reage Gestão Ambiental), Paloma Nascimento (Jardins da Cidade Paisagismo) e Letícia Lenz (paisagista / Supervisora de áreas verdes).

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet