Aumento da tarifa de energia elétrica

Condomínios se preocupam com reajuste de quase 15%

sexta-feira, 13 de julho de 2018
Condomínios se preocupam com reajuste de quase 15%

Condomínios da região Sudeste devem se preparar para o aumento da conta de energia nos próximos meses: o reajuste de quase 15% é bastante superior à inflação.

“Acho que ninguém colocou um aumento desse tamanho na previsão orçamentária no começo do ano, quando ela foi feita”, afirma Vania Dal Maso, diretora de condomínios da administradora Itambé.

Em média, a energia elétrica corresponde à 5% dos gastos mensais em um condomínio. Esse aumento impactaria, no total, de 0,75% do mês.

Impacto do reajuste de energia nas contas do condomínio

“Pode parecer pouco, mas não é. Em um ano, um condomínio que gasta R$ 30 mil de energia elétrica, tinha previsão de gastar, no total, R$ 360 mil com isso. Agora, pensando que já pagou seis meses de conta, e co m o reajuste, vai gastar R$ 387 mil no mesmo período. É bastante dinheiro que não havia sido planejado”, analisa o supervisor de gerência Fernando Dela Rosa, da administradora Prop Starter.

Por isso, pode ser que alguns condomínios, aqueles com pouca margem para novos custos, tenham que chamar uma assembleia para fazer frente a esse gasto.

“Pode ser que alguns tenham que convocar uma assembleia. Mas se der para o condomínio arcar com esse custo, acho melhor aguardar para que o encontro possa abordar também outros assuntos”, reflete Vania.

Um dos pontos para quem vai precisar de uma assembleia é pensar em investimentos que ajudem o condomínio a economizar energia, como reposição de lâmpadas comuns pelas de LED, modernização dos elevadores e até a instalação de placas de captação de energia solar.

“Apesar de não ser o melhor momento para os condomínios fazerem grandes investimentos, é importante considerar que estes impactarão em economia de forma rápida”, explica Gabriel.

Para Marcelo Kahn, diretor da HK Capacitor, empresa especializada em eficiência energética para condomínios, é importante o síndico ter essa visão de médio e longo prazo.

“Substituir as lâmpadas comuns pelas de LED é um investimento considerável, sim. Mas é também uma garantia de economia por muito tempo”, analisa ele.

Como economizar energia

O consumo racional de energia elétrica está cada vez mais visto nos condomínios brasileiros.

“As diversas crises que o país já enfrentou, seja de energia ou de abastecimento de água, levaram os condomínios a se tornarem mais conscientes do seu papel de consumir com responsabilidade”, explica Gabriel Karpat, diretor da administradora GK.

É importante ter em mente que a economia de energia deve partir de todos, e não apenas de novos investimentos do condomínio.

Evitar deixar luzes acesas sem motivo, assim como manter todas as lâmpadas da garagem ligadas 24h além de ter um impacto nas finanças do condomínio é uma forma de consumo consciente.

"Muitas vezes um bom estudo no condomínio ajuda, e muito, a atender as necessidades do local e a diminuir o consumo de energia", aponta Marcelo.

Fonte: Vania Dal Maso, diretora de condomínios da administradora Itambé, Gabriel Karpat, diretor da administradora GK, Fernando Dela Rosa, supervisor da gerência da adminstradora Prop Starter, arcelo Kahn, diretor da HK Capacitor, empresa especializada em eficiência energética