O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Jurídico

Portões automáticos

Lei paulistana começa a valer essa quarta-feira

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Prazo para adaptação de portões automáticos que invadem calçadas termina nesta quarta

Moradores e comerciantes tiveram 180 dias para fazer mudanças. Após intimação, responsável será multado.

Termina na próxima quarta-feira (19) o prazo para que a Prefeitura de São Paulo deu para os moradores e comerciantes adaptarem os portões à nova lei. Os portões automáticos que abrem para fora e invadem uma parte da calçada deverão ter avisos sonoros para avisar o pedestre que está sendo movimentado.

A nova exigência entrou em vigor em janeiro e foi regulamentada há seis meses, mas até hoje pouca gente fez as alterações necessárias. A obrigação de adequar os portões é do proprietário do imóvel e não do inquilino.

“Isso vale para os portões automáticos, os portões manuais permanecem como estão”, afirmou Roberto Arantes, secretário-executivo da Secretaria das Subprefeituras.

De acordo com a regulamentação, os portões não podem ultrapassar o alinhamento dos imóveis, invadindo a área da calçada.

Quem não quiser colocar um portão de correr lateralmente, ou que abra para dentro da garagem, vai ter quer instalar sinalizadores visuais e sonoros ou sensores que impeçam a abertura do portão quando está passando um pedestre.

Após o prazo de regulamentação, que vence na quarta-feira (19), se for flagrado ainda irregular, o proprietário receberá uma intimação para fazer as adaptações. Caso a readequação não seja realizada, a multa será de R$ 250.

O decreto prevê quatro alternativas para regularizar os aparelhos já existentes:

1.instalar um sensor eletrônico “capaz de detectar a passagem de pessoas e veículos” que trave seu funcionamento quando houver um obstáculo do lado de fora;

2.instalar uma sinalização sonora e luminosa que seja acionada 15 segundos antes da movimentação do aparelho;

3.adaptar o dispositivo para que ele se torne deslizante, e não mais basculante ou pivotante;

4.adaptar o dispositivo para que ele se movimente para dentro do imóvel, e não mais para fora.

Fonte:https://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet