O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Roberto Graiche Júnior

A força do diálogo na solução de conflitos entre vizinhos

Com a pandemia, problemas hidráulicos, uso de áreas comuns e das garagens deram lugar a questões ligadas a aumento de barulho e violência doméstica. A atuação pacífica (e rápida) do síndico e a contribuição dos moradores faz a diferença

23/03/21 03:32 - Atualizado há 3 anos
WhatsApp
LinkedIn
Com a pandemia, problemas hidráulicos, uso de áreas comuns e das garagens deram lugar a questões ligadas a aumento de barulho e violência doméstica. A atuação pacífica (e rápida) do síndico e a contribuição dos moradores faz a diferença

Por José Roberto Graiche Júnior*

A busca pelo consenso e bem-estar dos moradores é uma das principais funções da gestão condominial. Para que esse objetivo seja alcançado, saber mediar conflitos entre vizinhos no dia a dia do convívio coletivo é fundamental. Principalmente agora, no pior momento da pandemia de COVID-19, é importante estar atento às novas dinâmicas e demandas nos condomínios.

Tanto os síndicos, quanto as empresas administradoras, constataram mudanças nos tipos de reclamações e aumento de queixas reportadas. Conflitos mais comuns relacionados a problemas hidráulicos, uso de áreas comuns e das garagens deram lugar a questões ligadas a aumento de barulho, a maioria em razão do isolamento social que levou moradores a passarem mais tempo em casa, seja trabalhando em home office ou estudando online.

A permanência maior nos apartamentos intensificou, também, a percepção sobre a circulação de pessoas nos condomínios, principalmente de prestadores de serviços. Nesse período, houve ainda aumento de obras e reparos nas unidades. Com o ruído excessivo, não demorou para que surgissem divergências e as queixas se multiplicassem.

Diante de situações novas e desafiantes como essa, atuar rapidamente promovendo o diálogo, individual ou entre as partes, continua sendo uma das melhores saídas para resolver situações. Nesse cenário, o papel conciliador do síndico faz a diferença e contribui para a redução dos desgastes entre moradores.

É essencial que o síndico e os funcionários sejam capacitados para saber como agir em ocasiões de conflito, principalmente as que envolvem violência. O ano de 2020 trouxe à tona casos críticos de violência doméstica contra mulheres, idosos e até crianças. O confinamento obrigou as vítimas a permanecerem próximas dos agressores, potencializando a violência e, em alguns casos, dificultando os meios de denúncia. O tema foi parar no Congresso Nacional e Senado, onde tramitam ações e medidas para combater o problema.

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) trata essa questão desde antes da pandemia. O reforço da comunicação e a criação de procedimentos têm sido um trabalho importante para até mesmo evitar tragédias.

Além de elaborar materiais e campanhas, a entidade promoveu eventos para discutir o problema, como o painel com especialistas no encontro digital do Conexão Conami 2020 ocorrido em outubro.

O fato é que os condomínios reverberam o que acontece na sociedade. Portanto, criar uma cultura de respeito, ainda mais em um contexto de coletividade, deve ser uma prioridade recorrente para a comunidade.

Sempre que necessário, é importante estimular as pessoas a se adaptarem e reconhecerem a importância da convenção e do regulamento interno, bem como dar espaço para que os moradores pontuem problemas e tirem dúvidas em assembleias.

Todos nós ainda estamos sentindo os efeitos da pandemia, passando por fases diferentes da quarentena e respeitando medidas sanitárias. Lidar com essa rotina e, ao mesmo tempo, buscar tranquilidade e segurança são tarefas que dependerão em grande parte de diálogo.

Os conflitos entre pessoas são naturais, pois compartilhar espaços significa conviver com experiências, formações, opiniões e valores diferentes. Mas o condomínio também é um lugar com direitos, deveres e abertura para se ajustar às dinâmicas da sociedade. Com a cooperação de síndicos, moradores e administradores, ganham todos os envolvidos.

(*) Presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet