O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Check-up e inspeção predial

Inspeção dos Jardins

O que o zelador e o jardineiro devem checar rotineiramente

09/12/10 12:00 - Atualizado há 10 anos
WhatsApp
LinkedIn
  • Grama: Atentar à poda e aspecto da grama, verificar se ela está verde e não com tom amarelado. O tom amarelado pode surgir por falta de água, ou se a rega está sendo feita durante o horário de maior insolação. A grama deve ser regada no início ou no fim do dia.
  • Para que a grama esteja sempre bem tratada é necessária a poda a cada 20 dias, principalmente no verão e épocas de chuva. No inverno, a poda pode ter um intervalo maior.
  • A adubação é importante e precisa ser feita todo mês, para que a terra tenha todos os nutrientes necessários à planta.
  • A infestação de pragas às vezes passa despercebido, mas deve-se ficar sempre atento, pois a infestação é rápida e pode acabar com as plantas, principalmente em se tratando de lagartas, que se proliferam em 1 semana.
  • Durante o verão a atenção deve ser maior, pois o risco de infestação de pragas aumentam.
  • Floração: prestar atenção na época de cada planta, por exemplo, os arbustos têm sua época certa enquanto as rasteiras florescem o ano todo
  • Na irrigação a melhor opção é o sistema de 'timer', onde a água é controlada e desliga no tempo programado, mas se o método da rega for por mangueira o melhor horário é das 6h às 9h ou das 17h às 19h, e dependendo da área do jardim pode-se perder 1 hora para regar tudo
  • A rega é essencial para o solo e para as plantas em geral
  • Ver o aspecto saudável das plantas: se estão florindo ou com brotos
  • Se a terra está fofa (aeração do solo), remexer a terra para afofar, e caso esteja solta é sinal que está saudável e bem adubada.
  • Verificar a poda das árvores:

I - Limpeza dos galhos secos II - Poda da copa, se os galhos estão muito altos e alcançam fios III- Levantamento de copa, quando ela cobre um poste de luz e faz-se a poda por baixo para que a copa cresça e não interfira mais na iluminação IV- A poda ornamental deve ser feita mensalmente para que não perca a estética adquirida

PERIODICIDADE

  • A manutenção deve ser feita, no mínimo, uma vez por mês em qualquer jardim. O check-up deve acompanhar esses prazos, para que o jardim esteja sempre com aspecto saudável

Fonte: Fernando Silva Medeiros Couto Técnico Agrícola e Paisagista - Chão de Planta chaodeplantas@ig.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet