Check-up e inspeção predial

Inspeção dos Jardins

O que o zelador e o jardineiro devem checar rotineiramente

  • Grama: Atentar à poda e aspecto da grama, verificar se ela está verde e não com tom amarelado. O tom amarelado pode surgir por falta de água, ou se a rega está sendo feita durante o horário de maior insolação. A grama deve ser regada no início ou no fim do dia.
  • Para que a grama esteja sempre bem tratada é necessária a poda a cada 20 dias, principalmente no verão e épocas de chuva. No inverno, a poda pode ter um intervalo maior.
  • A adubação é importante e precisa ser feita todo mês, para que a terra tenha todos os nutrientes necessários à planta.
  • A infestação de pragas às vezes passa despercebido, mas deve-se ficar sempre atento, pois a infestação é rápida e pode acabar com as plantas, principalmente em se tratando de lagartas, que se proliferam em 1 semana.
  • Durante o verão a atenção deve ser maior, pois o risco de infestação de pragas aumentam.
  • Floração: prestar atenção na época de cada planta, por exemplo, os arbustos têm sua época certa enquanto as rasteiras florescem o ano todo
  • Na irrigação a melhor opção é o sistema de 'timer', onde a água é controlada e desliga no tempo programado, mas se o método da rega for por mangueira o melhor horário é das 6h às 9h ou das 17h às 19h, e dependendo da área do jardim pode-se perder 1 hora para regar tudo
  • A rega é essencial para o solo e para as plantas em geral
  • Ver o aspecto saudável das plantas: se estão florindo ou com brotos
  • Se a terra está fofa (aeração do solo), remexer a terra para afofar, e caso esteja solta é sinal que está saudável e bem adubada.
  • Verificar a poda das árvores:

I - Limpeza dos galhos secos II - Poda da copa, se os galhos estão muito altos e alcançam fios III- Levantamento de copa, quando ela cobre um poste de luz e faz-se a poda por baixo para que a copa cresça e não interfira mais na iluminação IV- A poda ornamental deve ser feita mensalmente para que não perca a estética adquirida

PERIODICIDADE

  • A manutenção deve ser feita, no mínimo, uma vez por mês em qualquer jardim. O check-up deve acompanhar esses prazos, para que o jardim esteja sempre com aspecto saudável

Fonte: Fernando Silva Medeiros Couto Técnico Agrícola e Paisagista - Chão de Planta chaodeplantas@ig.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...