O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Guia sobre Segurança

Tudo sobre Guaritas de Segurança e Portarias de Condomínios

O que deve conter uma guarita de segurança para que proteja o condomínio e ofereça conforto ao porteiro?

11/12/10 12:34 - Atualizado há 1 ano
WhatsApp
LinkedIn
Guarita de segurança em frente a estacionamento de um prédio
A guarita do condomínio deve oferecer um mínimo de infraestrutura para o funcionário trabalhar com eficiência
iStock

Uma das funções mais subestimadas no condomínio é a do porteiro. Não é fácil fazer seu serviço com agilidade e segurança, sem medo de errar, estando atendo a tudo que acontece nas entradas do empreendimento e nas suas imediações.

Liberar moradores, funcionários e prestadores de serviço é uma enorme responsabilidade, seja de manhã ou de noite. 

O funcionário da noite ainda tem que escapar do sono, um problema que pode deixar o condomínio mais vulnerável a invasores.

Há também que se ter uma preocupação com a guarita de segurança. O local deve oferecer um mínimo de infraestrutura para o funcionário trabalhar com eficiência.

Veja as dicas do SíndicoNet para que as guaritas de segurança e portarias do seu condomínio sejam devidamente corretas:

GUARITA DE SEGURANÇA

Para preservar a segurança do condomínio e do funcionário, é preciso que a guarita de segurança esteja instalada em um local com visibilidade total das principais entradas. A iluminação da guarita do condomínio deve ser bem pensada, de forma que o porteiro consiga identificar quem está na entrada do prédio.

  • O tamanho da guarita do condomínio deve levar em consideração a quantidade de pessoas que lá trabalham, assim como a sua utilização (comercial, industrial ou residencial).
  • No geral, elas devem possibilitar a movimentação dos profissionais com tranquilidade, assim como acondicionar corretamente os equipamentos ali instalados. O monitor, por exemplo, deverá ter uma distância de aproximadamente 80 a 100 cm do rosto do profissional.
  • Este ambiente deve possuir, no mínimo, um sistema de comunicação eficiente (para dentro e para fora do condomínio), um assento ergonômico, uma bancada para apoiar equipamentos e livros de controle, iluminação com dimmer e ventilação adequada (se necessário ar-condicionado ou ventilador).
  • O portão da frente deve ser bem iluminado, pois ajuda no trabalho de reconhecimento.
  • Os vidros devem possuir característica de não possibilitar a visão de “fora para dentro”. Para isso, além da película, o condomínio pode optar por vidros escurecidos de fábrica, aumentar a distância entre funcionário e visitante e vidros em ângulo.
  • Guaritas de segurança blindadas também aumentam a proteção, mas só são válidas se houver uma boa infraestrutura no condomínio, como portões, muros, entradas bem vigiadas, que funcionariam como complemento. A blindagem deve ser feita na alvenaria e nos vidros.
  • Uma possibilidade é conversar com um arquiteto e um consultor de segurança para planejar o layout, posição dos equipamentos, tipo de mesa/balcão, de forma que facilite o trabalho do porteiro.

Conforto na guarita do condomínio

Ao instalar a guarita de segurança no condomínio, é preciso pensar na segurança e no conforto. Ficar trancado num espaço pequeno não é nada fácil. Veja algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho:

  • A guarita de segurança precisa ser arejada. Locais abafados provocam mais sonolência.
  • Se o local for pequeno, o uso de ventiladores ou ar-condicionado é essencial, sobretudo durante o verão. Estes equipamentos são fundamentais para um bom andamento do trabalho do profissional. Geralmente os condomínios não disponibilizam estes equipamentos.
  • Um conceito errado ouvido pelos especialistas com frequência é: se eu não tenho ar-condicionado em meu apartamento o porteiro pode ter? O porteiro - ou qualquer profissional que trabalhe na guarita - está exercendo a sua atividade profissional e precisa ter um certo conforto para manter a sua eficiência.
  • Uma boa iluminação interna e externa é essencial. A externa ajuda o porteiro a identificar quem está passando na região e a interna ajuda a evitar sonolência.
  • Outra medida é a compra de uma cadeira adequada. O assento deve possuir regulagem de altura - e a altura máxima/mínima deve estar condizente com a altura da bancada - além de apoio para os braços. Para os bancadas mais altas, recomenda-se também um assento com apoio para os pés. Deve ser feita também uma verificação constante deste equipamento - pois é o assento é um equipamento. Isso evita eventuais ausências dos profissionais por dores musculares ou nas costas.
  • Bebedouro é fundamental para que o funcionário se mantenha hidratado, sobretudo em dias quentes.
  • Risco de ação trabalhista: leia aqui sobre as condições mínimas de conforto exigidas pela CLT para o Local de Trabalho.  

SEM COCHILOS

 
Para evitar que os porteiros durmam durante o expediente – principalmente os que trabalham no período noturno – existem alguns aparelhos no mercado que podem ser utilizados nas guaritas de segurança. Um deles dispara um alarme a cada 15 minutos ou no intervalo que o síndico programar.

Para o alarme não tocar, o porteiro deve apertar o botão nos intervalos determinados. O aparelho entende que, sem pressionar o botão, o porteiro estará dormindo e dispara o som.

  • Rede de Comunicação Integrada (RCI) figura como uma das formas mais eficientes de combate aos cochilos. Ela promove a integração entre outras portarias, tem baixo custo e grande eficiência, mas deve ser implantada com muito critério. Se não for feita adequadamente pode virar um "rádio-fofoca".
  • Outra estratégia é colocar à disposição dos porteiros água e café, este último é um bom aliado para afastar o sono.
  • Pode ser providenciada uma cafeteira elétrica que permanecerá na portaria.
  • O condomínio pode optar também por uma garrafa térmica com café, o problema é definir quem será o responsável pela bebida. Isso pode ser acertado com o zelador.
  • Alguns consultores defendem também a aplicação de técnicas de gestão de pessoas, ou seja, como motivar e liderá-los. É feito um trabalho de conscientização e busca de comprometimento do porteiro. Ele está lá primeiro para se proteger e depois para proteger outras vidas. Traçar metas de segurança com premiações, por exemplo, pode ajudar.

Postura para porteiro: Veja nossa cartilha com dicas de comportamento

BANHEIRO

Embora não exista nenhuma norma obrigando a instalação de um banheiro dentro da guarita de segurança, é recomendável que exista um. Especialmente quando o condomínio trabalha com um número reduzido de profissionais.

Além de reduzir o tempo de espera para entrar ou sair do condomínio, diminui a "exposição" deste profissional.

Um cuidado especial deve ser tomado em relação à janela do banheiro. Ela deve ser pequena para evitar possíveis invasões. Se houver blindagem, melhor ainda.

TELEVISÃO

Muitos condomínios disponibilizam televisão na portaria do condomínio. Isso não é visto como uma boa ideia pelos especialistas, já que pode distrair os profissionais.

  • Durante o dia, com  canais a disposição, o porteiro pode relaxar com os programas e se distrair, o que prejudica o trabalho.
  • Para quem faz a jornada noturna, além da distração, a TV provoca sonolência e, provavelmente, o porteiro irá dormir.
  • Alguns especialistas defendem que os porteiros dorminhocos sejam punidos com advertência, pois a falta de atenção compromete a segurança do condomínio.

Veja nossas dicas para evitar que o porteiro noturna durma em serviço

Serviços de guarita de segurança 

Leia mais: O que fazer com porteiros de condomínios que dormem em serviço?

Conteúdo SíndicoNet e Fontes consultadas: Hugo Tisaka (consultor em segurança e diretor executivo NSA Brasil); David Fernandes da Silva (consultor em segurança); CPP.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet