O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Aumento no condomínio

Falta de pessoal qualificado aumenta o valor da taxa acima da inflação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
WhatsApp
LinkedIn

Despesa em condomínios deve subir mais que inflação

A maioria das despesas de condomínio é constituída de salários (mais encargos sociais) e de serviços (segurança, assistência técnica, reformas, descupinização, etc). Ambos correspondem a forte participação de custo com pessoal. Salários e encargos (de zelador, faxineiro, segurança, etc) pesam alguma coisa entre 50% e 60% no total da conta de condomínio que chega todos os meses para o morador. Edifícios que dispõem de mais serviços de segurança e de mais áreas e unidades de lazer em geral estão bem mais próximos dos 60%. 
 
A novidade dos últimos 12 meses é a forte escassez de mão de obra minimamente qualificada, fator que vai puxando os salários para cima. Este é, também, um fator de maior rotatividade dos empregados em condomínio. A contratação de funcionários novos por salários mais altos exige reajustes da remuneração dos que ficaram pelo novo padrão. É uma situação que não será revertida tão cedo. Isso significa que, durante um bom tempo, as despesas de condomínio tendem a subir mais do que a inflação. 
 
Não dá para dizer que as taxas de condomínio estejam crescendo mais do que o aluguel porque este é, em parte, função do valor do imóvel, cujo mercado passa por forte aquecimento. A tendência, que pode acentuar-se, é a de que as despesas de condomínio cresçam mais rapidamente do que o poder aquisitivo do morador

 

Fonte: http://www.bonde.com.br

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet