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Apresentação para Assembleias

Powerpoint para Assembleia

Modelo de apresentação para ser usado na reunião de condomínio

Todo ano, o síndico deve prestar contas do período anterior. Isso deve ser feito, anualmente, em uma A.G.O. (Assembleia Geral Ordinária).

É durante esse encontro que o gestor apresenta para a coletividade o que foi feito com as finanças do condomínio durante o último exercício, assim como a previsão orçamentária e as demandas para os próximos 12 meses.

E, nesse momento, ser transparente e organizado é fundamental. Afinal, a ideia é que todos os presentes saiam entendendo como foram empregadas as doze últimas taxas condominiais.

Para manter a AGO também objetiva, o SíndicoNet oferece aqui uma apresentação em PowerPoint para esse fim.

Trata-se de um modelo de referência para que você faça as adaptações de acordo com as suas necessidades. Os números apresentados são apenas ilustrativos. Veja:

Apresentação

  • Veja mais abaixo como preencher cada um dos slides, e faça o download ao final da página.

  • É necessário ter o programa Powerpoint do pacote Office, da Microsoft, para abrir o arquivo

Slide Mestre

  • Esse é o slide que contém as imagens e campos fixos (data da assembleia, logo SíndicoNet, pano de fundo) que acompanharão todos os outros slides da apresentação. Nele também está toda a parte de formatação básica que seguirá nos demais slides.
  • Para alterá-lo, vá na aba "Exibir" e clique em "Slide mestre"
  • Mude a data da assembleia e, se achar necessário, altere o logo do SíndicoNet pelo nome ou logo do seu condomínio

Slide 1: Apresentação

  • Deve conter o nome do condomínio e a data da assembleia

Slide 2: Pauta

  • Explica qual é a pauta do encontro. Essa deve ter sido detalhada no momento da convocação da assembleia

Slide 3: Demonstrativo financeiro

  • Dá um panorama de como estão as finanças do condomínio no momento.
  • Como sugestão, colocamos uma tabela com as principais informações relacionadas às finanças do condomínio, como o que foi previsto, o que foi gasto, e a diferença entre esses dois valores.
  • O ideal é também mostrar quanto o condomínio arrecadou no período, quanto há no fundo de reserva e o custo bruto com férias e décimo terceiro dos funcionários
  • Na tabela, pode-se mostrar os cinco maiores gastos do empreendimento no período. Na ordem, esses custos são: funcionários, manutenção, consumo (água, luz, gás, etc.); custos administrativos (administradora, síndico, despesas administrativas) e diversos (material de limpeza).
    • Aqui, deve-se listar: a previsão para o período (pode ser a média mensal) em uma coluna, na do lado, quanto foi realmente gasto. Na terceira coluna, anote a diferença entre a projeção e o gasto de fato. Na quarta coluna, o percentual da diferença.
  • informações sobre o saldo bancário, média de inadimplentes e da receita do condomínio também são válidas para este slide.

Slide 4: Gráfico das despesas

  • Um gráfico do tipo pizza demonstra a representatividade dos cinco maiores gastos do condomínio nas contas.
  • Para editar o gráfico apresentado, clique sobre ele com o botão da direita do mouse e vá em "Editar dados"
  • Se tiver dificuldfades para editar, é muito fácil criar um novo gráfico. Exclua o gráfico atual, depois vá na aba "inserir" e clique em "gráfico". Escolha o formato de "pizza", pois é o mais indicado para esse slide

Slide 5: Funcionários

  • Mostra, mês a mês, os gastos com funcionários em um gráfico do tipo “linha”
  • Dê dos cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel 

Slide 6: Manutenção

  • Mostra, mês a mês, os gastos com manutenção em um gráfico do tipo “linha”
  • Dê dos cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel

Slide 7: Consumo (água, luz, gás)

  • Mostra, mês a mês, os gastos com consumo em um gráfico do tipo “linha”
  • Dê dos cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel

Slide 8: Administrativo

  • Mostra, mês a mês, os gastos com a parte administrativa um gráfico do tipo “linha”
  • Dê dos cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel

Slide 9: Diversos

  • Mostra, mês a mês, os gastos ‘diversos’ em um gráfico do tipo “linha”
  • Dê dos cliques sobre o gráfico para edita-lo no excel

Slide 10: Demonstrativo financeiro

  • Saldo em conta bancária
  • Fundo de reserva
  • Gasto com férias e décimo terceiro salário de funcionários
  • Outras rendas que o condomínio possa ter, como aluguel para antenas no topo, estacionamento, etc., também devem ser discriminadas aqui.
  • Também devem constar aqui gastos como perdas em ações judiciais, por exemplo.
  • Em um box, some o total de rendimentos do condomínio e subtraia os gastos e perdas. Destaque a diferença e mostre o que está aplicado e onde está o resto do montante (administradora, investimentos, poupança,  etc.)

Slide 11: Previsão orçamentária

  • Novamente usando uma tabela para mostrar a previsão de gasto dos cinco maiores itens do orçamento do condomínio, (funcionários, manutenção, consumo, administrativo, diversos, total) e, na coluna ao lado, a média realmente investida nesses itens ao longo do ano. Na coluna ao lado, o previsto para o próximo ano. 
  • Na última coluna é possível perceber a variação entre a média e a previsão.
  • Aqui é de suma importância ressaltar qual será a correção sugerida para o próximo período. Para o exercício seguinte, deve-se considerar os aumentos de energia e água, além do dissídio dos funcionários. Baixe aqui nossa planilha sobre previsão orçamentária

Slide 12: Benfeitorias realizadas

  • Mostra o que foi executado no período, com informações pontuais
  • Em cada coluna deve constar, além da benfeitoria, o que foi feito realmente, o valor investido e como será quitado (se já foi pago, ou se está sendo parcelado)

Slide 13: Imagens das benfeitorias

  • Inserir imagens do antes e depois das melhorias ajuda bastante o condômino a visualizar o que, de fato, foi feto

Slide 14: Benfeitorias a fazer

  • Elencar as prioridades do condomínio para o ano que está começando.
  • Explicar no que consiste, exatamente, cada benfeitoria
  • Importante se preparar previamente e já estar com os custos em mãos para as referidas melhorias

Slide 15: Assuntos gerais

  • Aqui, o síndico pode tratar de temas de interesse dos moradores, como contratos fechados, por exemplo, demissão de funcionários e até questionar o interesse da maioria pela contratação de serviços

Aviso importante:

Os modelos de documentos disponíveis para download são gratuitos, e de cunho meramente exemplificativo, disponibilizados da forma como estão, sem nenhuma garantia, implícita ou explícita, do Portal SíndicoNet, que não se responsabiliza por nenhum dano, a qualquer título, decorrente da utilização inadequada de documentos disponibilizados para download, ou caso se verifique o documento não era adequado ou correto, cabendo exclusivamente ao usuário a análise de adequação do documento objeto do download, bem como quanto à sua utilização em qualquer caso concreto. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

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