Gestão em alta
SP: Evento debate IA, finanças e inovação em condomínios
O Brasil possui atualmente 327 mil condomínios ativos, reunindo cerca de 39 milhões de moradores, segundo o Censo Condominial 2025/26. Os números reforçam a importância do setor e a necessidade crescente de soluções que ampliem a eficiência, a segurança e a inovação na administração condominial.
Foi nesse cenário que a Baixada Santista recebeu, em 14 de abril, o encontro “Aceleração da Gestão Condominial”, reunindo síndicos e administradores para discutir os impactos da transformação digital nos condomínios. O evento abordou três grandes pilares: gestão financeira e segurança, inteligência artificial e automação de processos.
Na área de gestão financeira e segurança, especialistas destacaram como integrações bancárias voltadas especificamente para condomínios podem aumentar a transparência e reduzir riscos na administração.
“Quando o condomínio tem acesso direto às movimentações financeiras, todos os moradores ganham mais clareza e segurança na administração”, afirmou Rodrigo Della Roca, CEO e fundador do CondoConta, conta exclusiva para condomínios.
O debate sobre inteligência artificial mostrou como a tecnologia já faz parte da rotina condominial, automatizando tarefas e otimizando o tempo dos gestores.
“Pela primeira vez temos uma tecnologia com potencial enorme de multiplicar e amplificar o trabalho do gestor condominial, permitindo ganho de produtividade e mais tempo para focar no que realmente é estratégico”, destacou Julio Paim, fundador e diretor do SíndicoNet.
Já a automação de processos foi apresentada como alternativa para integrar rotinas administrativas, comunicação e finanças em um único ambiente digital.
“Nosso compromisso é apoiar administradoras e síndicos com tecnologia que torna a gestão mais eficiente e transparente, simplificando o acesso às informações e automatizando processos”, ressaltou Matheus Thomaz, diretor comercial da PRG Software.
O encontro evidenciou que a transformação digital já é realidade no setor e que o futuro da gestão condominial passa pela combinação entre inovação, segurança e eficiência.
Organizado em parceria entre SíndicoNet, CondoConta e PRG Software, o evento consolidou Santos como um importante polo de discussão sobre os novos rumos da administração condominial no Brasil.
Conteúdo SíndicoNet