Convivência

Porteiro agredido

Por som alto, funcionário é intimidado por visitante

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Porteiro é agredido e ameaçado de morte por visitante em condomínio de São Luís

Violência aconteceu porque o porteiro pediu para que o homem abaixasse o volume do som do carro

Cenas de agressão e ameaça contra um porteiro foram registradas em um condomínio de apartamentos, situado no bairro Jardim Eldorado, em São Luís. O caso aconteceu na madrugada do último sábado (28), mas as imagens do caso só ganharam repercussão nesta quinta-feira (2).

Pelas imagens, é possível ver o momento em que um homem, sem camisa, identificado pela Polícia Civil como Fábio Ítallo da Cruz Pestana, chega na portaria do condomínio e começa a agredir verbalmente e fisicamente o porteiro. O sistema de monitoramento do condomínio também registrou as ameaças de morte que o agressor fez contra o profissional, que estava em seu ambiente de trabalho.

"Da próxima vez que eu estiver dentro do meu carro escutando som com a minha mulher, e tu vier mandar eu abaixar meu som, eu vou dar um tiro na tua cara", disse o agressor.

Ao g1, o porteiro, que não quis se identificar, contou que por volta de 1h de sábado deu início ao procedimento de ronda dentro do condomínio. No término, o profissional encontrou o agressor junto com uma mulher, que é moradora do condomínio, dentro de um veículo, em uma das vagas de garagem, com o som automotivo ligado em volume alto, o que, segundo as regras condominiais, é proibido.

O porteiro informou que por duas vezes pediu para que os ocupantes do veículo abaixassem o volume do som. Mas, segundo ele, o casal não obedeceu o pedido e continuou com o som alto.

“Eu tentei entrar em contato visual com eles, pra falar sobre o horário e tudo, consegui perceber que eles estavam me vendo porque, apesar do fumê, tinha uma luz interna, e, mesmo assim, eles não abaixaram o volume do som. Aí eu dei continuidade à ronda, fui lá mais uma vez, enfatizar que eles estavam fazendo barulho e que não podia, até o ponto que eu tive que chamar atenção deles batendo no vidro. Aí ele [agressor] abaixou o vidro e falou comigo. O rapaz em questão falou que entendia, porque faz parte do nosso trabalho, porém quando eu saí, questão de 10 a 15 passos, eles tornaram ligar o som. Aí eu fui pro meu ambiente de trabalho, que no caso é a portaria, passaram-se uns 30 a 40 minutos, aí ele foi até a portaria e se deu o que apareceu no vídeo”, relatou o porteiro.

Após as agressões e ameaças sofridas, o porteiro conta que entrou em contato com um outro profissional que trabalha com ele no condomínio e que alertou alguns moradores sobre a situação. O porteiro também disse que ficou monitorando nas câmeras para ver se o agressor apareceria novamente na portaria.

Ainda abalado, o porteiro contou que registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Virtual. Na tarde desta quinta, o profissional prestou depoimento no 7º Distrito Policial do Turu, em São Luís, onde um inquérito deve ser instaurado para apurar o caso.

Procurada pelo g1, a administração do condomínio informou que o agressor não é morador do residencial de apartamentos e que entrou como visitante de uma moradora, com a qual teria um relacionamento. Ainda de acordo com a administração, o colaborador tem recebido todo o suporte necessário, e os envolvidos serão responsabilizados tanto criminal, quanto cível e administrativamente.

O Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios de São Luís (Sintecon) repudiou as agressões e ameaças sofridas pelo porteiro dentro do condomínio. De acordo com a entidade, o caso não pode ficar impune e que o direito do trabalhador precisa ser garantido.

“O posicionamento do sindicato é que se faça justiça. Queremos que o agressor seja identificado e possa ser devidamente punido pela polícia e pela Justiça. Porque não há de se admitir que o trabalhador esteja em seu local de trabalho e venha uma pessoa agredi-lo, ameaçar de morte e isso ficar impune. Portanto, o sindicato está aqui para se fazer cumprir um direito que é o respeito ao cidadão e ao trabalhador", disse o presidente do Sintecon.

O g1 também tentou contato com Fábio Ítallo da Cruz Pestana, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido resposta.

Outro caso de agressão a porteiro

Um outro caso semelhante foi registrado no dia 23 de junho de 2022, em um condomínio do bairro Jardim Renascença II, em São Luís. Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que um homem, identificado como Jonathan Sousa, invadiu a guarita do prédio, agrediu e ameaçou o porteiro com uma arma de fogo.

Durante as agressões, uma mulher entra e sai do local sem conseguir impedir a violência. Segundo as investigações, o casal mora em um prédio que fica localizado em frente ao condomínio onde o crime aconteceu. À época, o agressor já foi intimado pela polícia.