Mercado

Alto padrão

Porto Feliz (SP) tem condomínio com campos de golfe e heliporto

terça-feira, 19 de junho de 2012

Porto Feliz tem condomínio para milionários

O condomínio Fazenda Boa Vista em Porto Feliz oferece privacidade, segurança, exclusividade e requinte

Amilton Lourenço

Morar bem, com todo luxo e conforto em uma propriedade no campo. Há cerca de dez anos as famílias mais abastadas de São Paulo descobriram o interior do Estado para passar momentos de descanso e lazer e começaram a investir em imóveis fora da capital. Na região de Sorocaba, o mercado imobiliário que foca as chamadas "segunda residência ou turismo residencial" desencadeou a abertura de dezenas de empreendimentos destinados aos turistas de final de semana. Mas por mais sofisticados que sejam, nenhum dos condomínios no campo que surgiram em Sorocaba e outros municípios da região nos últimos anos se equiparam à Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz. São doze milhões de metros quadrados compostos por quinze lagos, cem alqueires de mata nativa, bosques, jardins e ao invés de ruas entre as luxuosas residências, alamedas com árvores nativas de mais de 50 anos.

Localizada a 100 quilômetros da capital pela rodovia Castelo Branco, a Fazenda Boa Vista é o único empreendimento do Brasil com dois campos de golfe de dezoito buracos cada, projetados pelos dois escritórios mais renomados do mundo. Um deles foi projetado pela Arnold Palmer Design Co. e é o único championship golf course da América do Sul, e o outro foi projetado por Randall Thompson e já está pronto para o uso. A Boa Vista conta ainda com heliporto para receber os ilustres condôminos, centro equestre completo com infraestrutura para a prática de salto e adestramento, campos de polo, quadras de tênis e poliesportiva.

Recentemente, o empreendimento trouxe mais uma novidade ao inaugurar o primeiro Hotel Fasano de campo do Brasil, projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. Com 39 suítes, aberto exclusivamente para convidados dos proprietários das residências do empreendimento. A gastronomia também leva a assinatura Fasano. A Fazenda Boa Vista tem, ainda, um completo SPA, projetado para saúde, beleza e esporte. De propriedade da empresa paulistana JHSF, dona do Shopping Cidade Jardim e responsável por diversos negócios destinado a consumidores AAA+, a Fazenda Boa Vista é um empreendimento que está sendo desenvolvido em fases. Primeiro foram lançadas as vilas Fasano com 45 residências e estâncias. Em seguida vieram as vilas Do Tênis, vilas da Mata, vilas do Golfe e vilas do Polo, mais residências e estâncias.

As residências, com projetos assinados por escritórios de arquitetura, como Marcos Tomanik, Marcio Kogan, Erick Figueira de Mello, Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen, Cândida Tabet, Antônio Scarpa, Sig Bergamin e Carolina Maluhy e Isis Chaulon, asseguram a harmonia arquitetônica das construções. Também foram lançadas as Residências da Mata, com projeto de Gui Mattos, situadas nas imediações de uma das várias matas nativas existentes no local. Os lotes variam de 2 mil m2 a 7 mil m2 e as residências entregues prontas têm áreas entre 600 m2 e 1.200 m2. Aqueles que desejarem propriedades maiores podem escolher uma das estâncias, grandes lotes que variam de 7 mil m2 a 80 mil m2.

Para poucos

O único problema é que todo esse paraíso imobiliário no campo é privilégio de um público muito reduzido. Os preços das propriedades variam dependendo do tamanho do terreno e do tipo da construção. Os imóveis nas vilas custam a partir de R$ 2,5 milhões com 287 metros quadrados. O preço do m2 dos terrenos que variam de 2 mil a 7 mil metros quadrados vai de R$ 600 a R$ 900 reais, dependendo da área e localização. As diárias do hotel que acaba de ser inaugurado custam R$ 1,5 mil (apartamentos) e R$ 2 mil (suítes duplex).

Mas quem faz parte do seleto grupo de milionários que podem usufruir de todo luxo e sofisticação do empreendimento: Os empresários Antônio Ermírio de Moraes e Vera Kopenhagen, o advogado Hermes Marcelo Huck (pai do apresentador Luciano Huck), Mário Queiroz Galvão (do grupo Queiroz Galvão) e Olavo Setubol Júnior (Banco Itaú) são alguns dos proprietários de mansões na Fazenda Boa Vista.

Uma delas, que pertence a uma atriz da Rede Record, está à venda. O valor é de R$ 12 milhões, informou um funcionário que pediu para não ser identificado. São clientes exigentes e mais do que conforto e segurança (dezenas de homens de empresa especializada fazem a guarda do local com sofisticados equipamentos), eles querem privacidade, mimos, tecnologia e sossego.

Sustentabilidade

Numa área anteriormente ocupada por uma antiga fazenda e por um haras, o empreendimento se beneficia de uma vegetação exuberante. São matas nativas intocadas que hoje abrigam trilhas e árvores frondosas que sombreiam as alamedas de pedriscos que entrecortam a propriedade. Aproximadamente 15 mil árvores, a maioria já adulta, foram plantadas para complementar o paisagismo. A Fazenda Boa Vista obedece a todos os requisitos para assegurar a sustentabilidade ambiental: uso racional e reutilização da água, estação de tratamento de esgotos, captação de água de chuva para irrigação, eficiência energética e conservação das fontes naturais, coleta seletiva de lixo e criação de viveiros ecológicos para replantio e obtenção de mudas.

Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br