Informativo periódico

Aprimore a transparência da gestão

14/12/10 12:16 - Atualizado há 8 anos

Se comunicar bem com os condôminos é fundamental para o dia-a-dia do síndico. Como dificilmente há tempo para conversar e falar sobre o que está sendo feito no condomínio individualmente, uma forma de fazer isso é elaborar um comunicado com as atividades e serviços feitos no condomínio.

E isso é bastante fácil. Para te ajudar ainda mais, o SíndicoNet criou um modelo de comunicado rápido que você poderá preencher – semanalmente ou mensalmente, de acordo com sua necessidade – e colocar nos quadros de avisos ou, ainda, distribuir para os condôminos. Uma outra opção é enviar aos moradores por e-mail ou publicar através de um blog, por exemplo.

Neste comunicado você poderá abordar diversas questões, como obras em andamento e previstas, problemas mais comuns no dia-a-dia, como presença de animais e barulho excessivo, entre outras questões.

Esse tipo de comunicação funciona como uma prestação de contas informal, que você poderá fazer durante o ano. Isso possibilita até melhorar o relacionamento entre síndicos e condôminos.

- Uma periodicidade constante (semanal, quinzenal ou mensal) é importante para manter o público fiel e também a credibilidade do veículo.

- Por se tratar de um veículo "oficial" do condomínio, é bom não entrar em temas que possam gerar mal-estar entre os moradores, como tomar partido em discussões ou divulgar reclamações de condôminos e advertências e multas aplicadas pelo condomínio.

- Qualquer que seja o tamanho do condomínio e o formato do jornal, este deve usar uma linguagem clara e o menos técnica possível, sendo acessível a todos e também atrativo para a leitura.

A sugestão de comunicado que criamos está dividida em seis partes, mas você não precisa citar todos estes itens sugeridos. Adapte este modelo às suas necessidades! Itens sugeridos: 1 - Obras 2 - Manutenção 3 - Financeiro 4 - Atividades e orientações 5 - Dificuldades 6 - Como colaborar

Veja os exemplos de preenchimento:

---------------- // ----------------

COMUNICADO INTERNO

Rio de Janeiro, _______ de ___________ de 20__

Caro condômino, veja o que nossa administração está fazendo para melhorar o dia-a-dia em nosso condomínio e quais as dificuldades mais comuns que atrapalham a manutenção da ordem e o bem-estar.

Leia e faça sugestões, se necessário.

OBRAS E MELHORIAS ______________________________

Concluída(s) - Terminamos a execução da pintura no estacionamento e portões do condomínio.

Em andamento - Está em fase de conclusão a adaptação da entrada do condomínio às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A obra deve estar pronta em um mês.

Prevista(s) - No próximo mês será reformado o hall de entrada do edifício. A obra deverá durar um mês. Serão trocados pisos e espelhos e nova pintura será feita.

MANUTENÇÃO _______________________________

- Interfones: Alguns moradores têm reclamado que o interfone não vem funcionando bem. Já estamos contatanto a empresa de manutenção para verificar o que está ocorrendo.

- Elevadores:  Pedimos desculpas pelo transtorno causado na última semana. O elevador social agora está funcionando perfeitamente.

FINANCEIRO _________________________________

Saldo em C/C - Fechamos o mês passado com um saldo em conta corrente de R$ _____,00 Inadimplência - Está estável. Atualmente temos 04 unidades inadimplentes, sendo que duas já foram para o jurídico.

Balancetes - Para maiores detalhes consulte os balancetes mensais disponíveis no boleto ou no site da administradora

ATIVIDADES  E ORIENTAÇÕES __________________

- Coleta seletiva  Neste mês estamos com a campanha de incentivo à coleta seletiva. Participe, separe seu lixo e ajude o meio ambiente.

- Portões Quem estiver sem controle remoto, favor solicitar a compra do seu junto à portaria.

DIFICULDADES _______________________________

- Barulho / crianças  Estamos recebendo muitas reclamações de barulho excessivo após as 22h, principalmente, de crianças brincando. Converse com seu filho para que todos possam viver em harmonia.

- Animais Todos sabem que é proibida a permanência de animais na área do playground e no hall de entrada. Temos recebido algumas queixas em relação a isso.

- Regulamento interno Lembramos que o parágrafo 5o. do nosso Regulamento Interno não vem sendo seguido por alguns moradores. De acordo com o Regulamento Interno só é permitido entrar na garagem carros de moradores.

COMO COLABORAR ____________________________

Neste item, você pode colocar seu telefone ou ainda criar um e-mail de forma que o condômino possa entrar em contato com você de outras formas, além de pessoalmente. É interessante também que você crie um horário para atendimento pessoal, isso evita que alguém bata em sua porta 23h!

Exemplo: Ajude a fazer do nosso condomínio um lugar agradável de se viver. Participe das assembleias e colabore com as regras de convivência dispostas em nosso regulamento interno. (consulte-o no quadro de avisos)

Como contatar-me: Caso tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou até elogio sobre a administração, favor comunicar-se através do e-mail: ______@_____________.com.br ou através do livro de ocorrências que fica disponível na portaria. Caso queira conversar pessoalmente, estarei disponível todas as 4a.Fs das 08:30 às 10:00 da manhã.

Atenciosamente,

____________________________ Síndico(a) do Condomínio XXXXXXXXXXX

---------------- // ----------------

Para download deste modelo de comunicado, clique aqui