Mercado

Aracaju: Delivery por drones

Operação do iFood passa atender condomínios de Barra dos Coqueiros

terça-feira, 21 de dezembro de 2021
Grande drone com "asas" para realizar delivery do iFood em Aracaju
iFood leva delivery por drones em Aracaju
Divulgação/Assessoria de imprensa do iFood

iFood leva delivery por drones para Aracaju

A capital de Sergipe é a primeira a receber a operação de entregas por drones no Nordeste

O projeto complementa a logística de entrega dos pedidos junto com os entregadores, e vai realizar voos intermunicipais ao atravessar o rio Sergipe. Com a operação do drone, o iFood consegue chegar nos condomínios da Barra dos Coqueiros, antes sem atendimento da plataforma.

A partir da operação, o iFood será a primeira empresa a levar entregas de delivery por meio de drones ao Nordeste.

Serão realizados diariamente voos de drones saindo do shopping Riomar Aracaju, na capital, com destino ao município de Barra dos Coqueiros, transformando uma rota que varia de 25 a 55 minutos por via terrestre, em apenas 5 minutos e 20 segundos pelo ar. O projeto acontece em parceria com a empresa Speedbird Aero, responsável por fornecer e operar as aeronaves não tripuladas.

Assista ao vídeo do teste realizado dia 18/12

“Uma entrega realizada por drone leva muito mais que inovação, ela também amplia as possibilidades de alcance do delivery, como neste caso de Aracajú. Escolhemos a cidade - a primeira do Nordeste - para testar novos modelos e promover uma nova experiência aos clientes da região",  comenta Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood.

Segundo ele, foi fundamental a parceria com o governo local e com parlamentares que são entusiastas do desenvolvimento da inovação no local.

"Nosso objetivo é aumentar a eficiência das entregas para todos: consumidores, restaurantes e entregadores, além de levar soluções tecnológicas e alternativas para o delivery em modais não poluentes”, diz Martins.

Como são as entregas por drones?

As entregas por drone acontecem em aeronaves específicas e destinadas para esta finalidade. O voo ocorre em um percurso pré-estabelecido - de um ponto de decolagem e pouso do equipamento, reduzindo em média 70% do tempo total nas rotas. A partir do ponto de retirada do droneport, o entregador segue nos modais tradicionais (moto, bicicleta ou patinete) e transporta até a casa dos clientes.

A operação dos drones é gerenciada pela Speedbird Aero, parceira do iFood e primeira empresa brasileira a desenvolver e operar entregas com drones na América Latina.

“As aeronaves não tripuladas estão sendo cada vez mais utilizadas na logística de entrega de produtos em alguns países do mundo - e o Brasil tem desempenhado um papel disruptivo. É uma evolução constante, trazendo não só mais segurança, eficácia, e redução de tempo, mas também contribuindo na redução da emissão de CO2”, destaca Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

Assessoria de imprensa do iFood