O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Áreas comuns

Com unidades menores, empreendimentos apostas em locais de convivência

Publicado em: terça-feira, 12 de setembro de 2017

Com apartamentos menores, prédios dão destaque para áreas comuns

A busca por uma vida mais segura, com conforto e praticidade, em meio ao caos. Esses são apenas alguns dos objetivos de quem quer viver em condomínio. Tarefa que cada vez mais exige o respeito ao outro, e principalmente, o compartilhamento dos mesmos espaços. Os condomínios modernos têm investido cada vez mais em áreas comuns e, quem não estiver pronto para dividir, vai sair perdendo.

“Esses espaços ficam abertos o dia inteiro, então as pessoas usam como local de trabalho, para fazer comida, receber os amigos, tomar uma cerveja, e essa é a nova tendência, complementar para tornar tudo mais econômico, mais eficiente”, diz Frankel.

Para chegar até essa nova visão, os condomínios passaram por transformações importantes ao longo da história, acompanhando as mudanças na sociedade e as necessidades de seus moradores. Nos anos 60, os apartamentos eram maiores, com mais de uma sala, copa, cozinha, lavanderia e até mesmo um quarto de empregada, pois na época era comum a faxineira ou a babá morar na casa dos patrões.

Com cada vez menos espaço nas cidades, os prédios precisaram receber mais moradores. A saída foi construir plantas menores, com mais apartamentos por andar. A partir dos anos 1980, os apartamentos foram diminuindo, e as áreas comuns, aumentando, com quadra de esportes, churrasqueira, piscina e outros espaços.

Essas mudanças são justificadas pelos números. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há cerca de 30 anos cada casal tinha em média quatro filhos. Nos anos 2000, esse número não passava de dois.

Atualmente, as construtoras investem cada vez mais em maneiras de ampliar a harmonia entre a vizinhança. Muitos condomínios são pensados para moradores com o mesmo perfil, que vão dividir os mesmos espaços, como o da lavanderia ou da academia. Gente como o funcionário público Marcelo Spacassassi, que pela primeira vez está vivendo em um prédio com apartamentos pequenos, mas com muita área compartilhada.

“No prédio antigo eu não conhecia nem meu vizinho de porta e aqui você acaba interagindo. Rola paquera na academia e dá até mais estímulo para malhar”, brinca Marcelo.

Fonte: www.metrojornal.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...