Coluna: De Olho no Mercado

Armários Inteligentes em Condomínios: 8 principais dúvidas

SíndicoNet responde aos questionamentos que síndicos e moradores têm sobre os lockers, que aliam tecnologia, comodidade e segurança na gestão de encomendas

01/09/21 05:27 - Atualizado há 2 anos
Armário da Lockin

Lá se vão dez anos desde que os primeiros armários inteligentes da Amazon foram instalados nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá para cá, os também chamados lockers se aperfeiçoaram muito e continuam sendo inovadores. Mas ainda há dúvidas sobre seu uso e funcionamento.

Justamente pela falta de conhecimento, síndicos que poderiam se beneficiar dessa verdadeira ferramenta de gestão de encomendas, ainda hesitam. Nossa aposta é que eles mudem de ideia depois de ler as respostas que a Lockin Armários Inteligentes dá às principais questões.

1. Armários inteligentes precisam de alguém para fazer a gestão?

Não. Graças à tecnologia, o locker dispensa a presença do porteiro para receber, entregar ou avisar o morador sobre uma encomenda. A Lockin criou armários inteligentes para gestão de encomendas automático, que funciona 24 horas, sem necessidade de contato entre entregador, porteiro e morador.

2. Como funciona o locker?

É bem simples e eficiente. Em poucas palavras, o entregador seleciona apenas o bloco e o apartamento, e deposita a encomenda no box. O morador recebe um SMS com a senha de acesso para fazer a retirada da encomenda.

3. Como é feita a instalação e o que cabe ao condomínio dispor?

Da parte do condomínio, é precisamos fornecer quatro elementos:

• ponto de tomada 110/220v;
  • rede wifi;
  • local coberto/protegido de chuva;
  • monitoramento de câmera.

4. Armários inteligentes são indicados para que tipo de condomínio?

Os armários inteligentes podem ser utilizados em condomínios horizontais e verticais com mais de 40 unidades, especialmente condomínios com portaria remota.

5. Como é a integração do locker aos sistemas do condomínio, como a portaria remota e apps?

O armário inteligente se comunica com os sistemas do condomínio. Para condomínios que já possuem um sistema ou aplicativo para os moradores, a API (Interface de Programação de Aplicações) da Lockin consegue integrar a abertura do armário e, com isso, evitar que precisem de outro app ou totens.

“Podemos fazer integração com a portaria remota, com os apps e qualquer plataforma de comunicação com os moradores", conta Guto Schneider Santi, CEO da Lockin.

Atualmente, a Lockin tem integração com os apps imodulo, OneSoftware, TownSquare, E-condos, NokNox.

6. Armário inteligentes são seguros?

Sim. Essa é a condição fundamental para que um locker de fato funcione e a tecnologia possibilita isso. A Lockin, por exemplo, desenvolveu toda a solução de controle de acesso para garantir um ambiente de entrega e recebimento de encomendas totalmente seguro, que inclui as melhores práticas de segurança de dados, regras de acessos de dados e regras de acessos para a abertura do armário inteligente.

7. Quais as principais vantagens?

Nesses tempos de pandemia e a explosão do delivery e do e-commerce, os armários inteligentes em condomínios representam comodidade, praticidade e segurança. Mas vamos listar as principais vantagens:

• Proporciona maior segurança e evita danos e extravios de encomendas na portaria;
  • Tira dos porteiros e outros funcionários a responsabilidade sobre receber e entregar encomendas e isso é um ganho para o dia-a-dia do condomínio;
  • Melhora a organização e até liberação dos espaços como a portaria, salão de festas ou aquele “quartinho” para guardar os pacotes que chegam;
  • Reduz a mão de obra e, com isso, traz economia ao condomínio;
  • Aumenta a comodidade do morador, que recebe avisos sobre suas encomendas;
  • Aperfeiçoa a gestão do condomínio.

8. Como é feito o contrato com a empresa?

O modelo de negócio da Lockin oferece um plano específico para empresas parceiras.

“Atualmente nos comportamos como fornecedores para empresas de Portaria Remota, Terceirizados e Administradoras de Condomínios. O parceiro faz apenas a parte comercial, e nós cuidamos da operação”, descreve o CEO Guto Schneider Santi.

Poder incluir um novo produto no portfólio a custo zero, personalizado, sem onerar a operação é uma grande vantagem para as empresas parceiras da Lockin. Atualmente presente em sete estados (DF, GO, MT, MG, SP, PR e RS), a empresa tem capacidade de atender todo território nacional e já está em negociação com outros estados.

A Lockin tem armários inteligentes para parceiros a partir de R$ 449, sem custo de aquisição ou implantação.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.