O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Ambiente

Coleta em João Pessoa

Condomínios podem se cadastrar pelo programa da prefeitura

terça-feira, 6 de junho de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Síndicos de condomínios residenciais podem aderir à coleta seletiva da Emlur

Os síndicos de condomínios residenciais podem solicitar a adesão ao Programa Municipal de Coleta Seletiva por meio da plataforma Prefeitura Conectada – disponível no site da Prefeitura de João Pessoa. Para o cadastro, é necessário informar o endereço da unidade residencial. O programa foi lançado na última terça-feira (30) pelo prefeito Cícero Lucena.

O serviço é realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que também está disponível mediante solicitação a proferir palestras nos condomínios sobre como implantar o sistema de separação de resíduos entre secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos).

A coleta seletiva possibilita o reaproveitamento de resíduos secos, os quais serão destinados às associações de catadores para venda à indústria, conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso. “Ao mesmo tempo que cuidamos da preservação do meio ambiente, possibilitamos às associações o aumento da renda com o recebimento de maior quantidade de material reciclável”.

A Emlur está seguindo a Lei Estadual de número 10.041/2013, que dispõe sobre a coleta seletiva de resíduos em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos. Conforme a legislação, é obrigação dos condomínios disponibilizar recipientes para coleta seletiva.

População adere

O síndico de um condomínio no bairro de Manaíra, Orival Lima, comunicou sobre a possibilidade de coleta no grupo de Whatsapp dos condôminos e a adesão foi de quase 100% dos moradores, conta ele. “Compramos os depósitos e já estamos sendo beneficiados pelo serviço. Até agora, está dando tudo certo”.

A moradora do mesmo condomínio, Fátima Lima, afirma que está fazendo a separação dos resíduos entre secos e úmidos. “No descarte de vidro quebrado, eu coloco o material dentro de uma caixa, embalo e escrevo a palavra ‘cuidado’”. Para ela, o funcionamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva está excelente.

Os clubes de Rotary (associações da sociedade civil) de João Pessoa foram parceiros da Emlur na inclusão de condomínios na coleta seletiva. O rotaryano Alexandre Araruna destaca que o meio ambiente é uma das causas defendidas pelo Rotary. “Queremos que João Pessoa seja uma cidade amiga do meio ambiente. Além disso, há o aspecto social, considerando que os resíduos coletados terão retorno à sociedade”.

Como reciclar

Separe os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos úmidos, que são os orgânicos (restos de alimentos) e os rejeitos (papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável).

No caso dos condomínios, os contêineres de coleta domiciliar deverão ser devidamente identificados conforme o tipo de resíduo acondicionado. A sugestão é utilizar a cor verde para os recicláveis (resíduos secos) e a cor cinza para os resíduos úmidos.

A coleta seletiva é realizada em dias e horários alternados à coleta domiciliar de resíduos úmidos. Os caminhões compactadores que realizam os serviços são diferentes e possuem identificação visual distintas. O acesso ao programa Prefeitura Conectada é feito clicando neste endereço.

Fonte: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/sindicos-de-condominios-residenciais-podem-aderir-a-coleta-seletiva-da-emlur/

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet