Coluna: De Olho no Mercado

Coletor de dados controla consumo de água e gás no condomínio

Cada morador poderá saber o quanto está consumindo de cada conta diariamente e fazer o próprio controle de gastos. Todo mundo ganha com esta solução. Conheça!

31/08/20 10:41 - Atualizado há 3 anos

Muitos condomínios precisaram passar pela crise hídrica, iniciada em 2014, para prestarem atenção ao modo como se consome água. O mesmo com o gás. Ambos, aliás, recursos finitos na natureza, e caros para a conta final

Naqueles dias de escassez, um sentido de responsabilidade levou muitos síndicos a buscarem soluções para controlar o consumo de água e gás, dentre as várias possibilidades oferecidas pelo mercado, e apresentar aos moradores

Hoje, as questões ligadas a água e gás saíram da agenda mais urgente dos governos estaduais. Entretanto, a prática do consumo consciente permanece e é papel do gestor condominial manter essa preocupação na sua própria agenda. Até porque, vamos lembrar, o desperdício fatalmente vai respingar no coletivo. Simples assim.

Estimativas do setor apontam que as contas de água e gás podem representar, respectivamente, 25% e 15% na cota ordinária do condomínio.

Uma novidade no mercado condominial é um coletor de dados para ajudar os moradores a entenderem e a controlarem o seu consumo de água e gás

O lançamento da Techem, batizado de Tss Light, está bem alinhado com o momento de contenção de despesas vivido pelos condomínios, e dispensa maiores investimentos.

A missão da empresa, líder global de serviços para a medição de consumo de água, energia e aquecimento no mercado de condomínios, é justamente fornecer uma distribuição mais igualitária dos custos de água, gás e energia nos condomínios, com tecnologia, qualidade e segurança, de modo acessível

Como funciona o coletor de dados de consumo de água e gás?

Na prática, o coletor de dados fica subindo e descendo todo o dia nos elevadores e transmitindo para a central da Techem o consumo de cada medidor. O último dado ficará disponibilizado para o morador no portal

A tecnologia recebe os dados dos rádios dos medidores e transmite via chip de celular para a central da Techem, juntamente com todos os alarmes disponíveis. As informações ficam acessíveis no portal de consumo de água e gás dos condôminos.

“As pessoas terão os seus dados de consumo diário e não precisarão esperar 30 dias para ver quanto gastaram. Isso as ajuda a ter maior consciência no consumo”, afirma Eduardo Lacerda, gerente geral da Techem.

Como é feita a instalação

Na maioria das vezes, o Tss Light é instalado nos elevadores. “Criamos junto com o maior operador de elevadores do Brasil uma norma específica de instalação e nossos colaboradores nessa área têm a certificação da norma regulamentadora NR 10”, explica Lacerda.

Conforme o gerente, os prédios já são preparados para a instalação dos medidores de gás. Eles precisam estar em locais ventilados e desimpedidos.

“Não consideramos uma obra, pois o condomínio só precisa soltar as conexões e instalar o medidor”, diz.

Quais as vantagens para o condomínio

• Cada condômino pode gerenciar diariamente seu consumo e controlar seus gastos
  • Os alarmes são gerenciados diariamente
  • A instalação é simples e dispensa obra
  • O valor é acessível
  • Os dados são transmitidos direto no sistema das administradoras, sem interferência manual

Cada Tss Light custa R$ 2.200,00 (normalmente um por torre do condomínio); um medidor de água, em torno de R$ 320,00 (instalado e operacional) e um medidor de gás, aproximadamente R$ 590,00 (instalado e operacional).

A Techem oferece assistência técnica e orientação de como o usuário pode aferir o seu consumo e auditar seu medidor. A empresa atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Cada vez mais a gestão de condomínios deve caminhar para a sustentabilidade do empreendimento. Pequenas ações podem ser implementadas tranquilamente, mesmo em condomínios de menor porte.

No caso do Tss Light, a pequena caixinha de 30 cm x 6 cm x 20 cm (comprimento x altura x largura) é o primeiro passo para despertar nos moradores o consumo consciente, que se reverterá em benefício próprio.

A redução de despesas no condomínio, e o cuidado maior com as áreas comuns, serão consequência dessa nova cultura.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.