O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coleta Seletiva

Upcycling promove sustentabilidade em condomínios

Técnica estimula moradores a transformarem itens que seriam descartados em novos objetos

31/05/23 11:25 - Atualizado há 7 meses
WhatsApp
LinkedIn
Mulher reforma móvel usando a técnica do upcycling em condomínios
Economia de recursos e fortalecimento de vínculos estão entre os benefícios da técnica
Reprodução/ iStock

Ao longo dos últimos meses, quem tem o hábito de navegar pelas redes sociais possivelmente já ouviu falar no termo upcycling. Amplamente utilizado por artesãos, o método ganhou popularidade com vídeos no estilo "faça você mesmo" e pode ser um grande aliado de síndicos que procuram estimular a sustentabilidade em condomínios.

Diferente da reciclagem tradicional, que envolve a destruição de resíduos provenientes da coleta seletiva por meio de processos químicos, o conceito procura transformar itens de forma simples, buscando uma nova função para eles.

Em outras palavras, "o material que seria descartado ganha uma aparência e utilidade melhores que as do produto anterior", explica Francisca Mendes, coordenadora do NAP-SUSTEXMODA na Universidade de São Paulo (USP). 

Deste modo, o upcycling constitui uma alternativa para reduzir a quantidade de lixo gerado em residenciais, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Como o upcycling pode se aplicar aos condomínios?

Reformar ambientes de uso compartilhado pode ser desafiador para o síndico, uma vez que ele deve garantir o melhor custo-benefício para não comprometer o orçamento do condomínio. Graças à técnica, isso pode ficar mais fácil.

Reforma de mobiliário

No caso de móveis antigos, por exemplo, uma simples pintura e troca de estofamentos é capaz de dar nova vida às peças, que ganham mais valor por se tornarem únicas no mercado. Confira o exemplo abaixo:

@donacriativa Já imaginou transformar um banco com cordão de juta ? A transformação fica moderna e ao mesmo tempo dá um ar de rústico, que por sinal eu amo. #donacriativa #diy #artesanato #artesanatocriativo #donadecasacriativa #personalorganizer #facavocemesmo #feitoamao #decoracaodecasa #feitocomamor ? Love You So

Brinquedoteca

Em espaços como a brinquedoteca, pallets de madeira podem ser transformados em estantes coloridas, tornando o local mais divertido e lúdico para as crianças. Garrafas vazias, por sua vez, são utilizadas como vasos de flores ou luminárias para áreas externas. 

Objetos funcionais

Além disso, o upcycling pode ser empregado na criação de objetos funcionais, como mesas de centro feitas a partir de pneus reaproveitados. Assim, o empreendimento é valorizado.

Envolvimento de moradores em iniciativas sustentáveis

Implementar a técnica na rotina do condomínio é também uma oportunidade de promover o senso de coletividade. Incentivando a participação ativa de moradores por meio de palestras e oficinas, é possível fortalecer vínculos e tornar a vizinhança mais harmoniosa.

Os benefícios vão além, afinal a mudança de hábitos reduz o impacto deixado por cada indivíduo no planeta, como destaca Francisca:

“As palestras esclarecem teoricamente o que são lixos domésticos e como minimizar a geração destes. Já as oficinas demonstram, na prática, o que podemos fazer para aproveitar melhor esses materiais, além de orientar a compra de produtos que resultem em menor volume de descarte de embalagem.”

Outra forma de integrar a comunidade, estimulando a prática do upcycling, é criar feiras periódicas no condomínio para troca e doação de objetos pessoais. As regras ainda podem ser definidas em conjunto com os moradores. 

Ao adotar medidas como esta no condomínio, o gestor não só contribui com uma mudança de paradigmas quanto à forma como os resíduos são vistos, mas também estimula a criatividade e a consciência ambiental.

Veja também

Conteúdo SíndicoNet

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet