Mercado

terça-feira, 23 de março de 2021
1º banco digital exclusivo para condomínios recebe aporte

CondoConta recebe aporte de R$ 6,6 milhões

Investimento visa acelerar a experiência do consumidor e a ampliação de time do primeiro Banco Digital exclusivo para condomínios

O CondoConta, primeiro Banco Digital exclusivo para condomínios do Brasil, acaba de receber um aporte de R$ 6,6 milhões liderado pela Redpoint eventures, fundo de investimento em Venture Capital focado em startups de tecnologia. O aporte também teve a participação da aceleradora Darwin Startups.

Com condomínios, síndicos e administradoras clientes por todo Brasil, o CondoConta, na foto acima representado por Marcelo Cruz (COO), Atílio Borges (CFO), Rodrigo Della Rocca (CEO), Rafael Costa (CTO) e Igor Sempre Bom (CXO), tem como principal objetivo oferecer uma maior transparência na gestão financeira dos condomínios.

Segundo Rodrigo Della Rocca, CEO e um dos fundadores da empresa, o valor será utilizado para ampliar o time, além de acelerar a evolução da experiência condominial digital e promover melhorias aos usuários. “O banco digital também está mirando novas oportunidades de negócio, como, por exemplo, o financiamento de sistemas de geração de energia solar para condomínios e programas de cashback para o pagamento das taxas condominiais”, destaca Rocca.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) indicam que, em 2019, existiam cerca de 10 milhões de apartamentos no país, o equivalente a 14,2% dos lares brasileiros. Além disso, há um número grande e crescente de pessoas que trabalham em condomínios.

Para atender a esta parcela da população, a startup oferece, dentro de seu portfólio de soluções, a possibilidade de zerar as tarifas e custos bancários de emissão de boletos, TEDs e outras despesas que os bancos tradicionais cobram dos condomínios e administradoras.

A empresa também criou um aplicativo e, por intermédio dele, o síndico e/ou a administradora condominial pode realizar a abertura de uma conta de maneira 100% online, com informações sobre arrecadação das taxas mensais, pagamentos e investimentos (fundo de reserva com 100% do CDI, entre outros). Todas essas transações são ilimitadas e gratuitas.

Em uma simulação para um prédio de 50 unidades habitacionais, considerado o padrão brasileiro de médio porte, estima-se que o CondoConta gere uma economia direta de cerca de R$ 12 mil anuais.

O CEO ressalta que as rotinas financeiras da gestão condominial foram, por muito tempo, um grande problema, pois os bancos maiores não se preocupavam com a modalidade, refletindo no trabalho das administradoras e síndicos.

Pela plataforma, além de economizar o dinheiro do condomínio todos os meses e automatizar a prestação de contas para que a administradora tenha mais qualidade e tempo, síndico, administrador, conselho ou até mesmo os condôminos e funcionários de condomínios têm acesso à loja chamada de CondoShop, com soluções que facilitam a vida dos usuários, sem a necessidade de idas às agências ou uso de documentos físicos. Dessa maneira, o síndico pode financiar melhorias no condomínio (sem chamada de capital extra), ter inadimplência zero e contratar o seguro condominial sob medida.

O CEO destaca ainda que, ao participar de grupos sobre o assunto, pode observar que a ineficiência nos processos sempre gerou insatisfações. “A necessidade de ida aos bancos para assinatura de documentos, transferência de titularidade, bloqueios inesperados, pagamentos e atendimento presencial com filas, em plena pandemia, lideram as dores dos síndicos, que hoje são pessoas cada vez mais conectadas e prezam pela qualidade do serviço e do tempo destinado para essas ações”, enfatiza Rocca.

Romero Rodrigues, sócio-diretor da Redpoint eventures, fundo com mais de R$ 1 bilhão sob gestão, se diz impressionado com o modelo de negócio criado e com as facilidades que ele promove para todos. “O CondoConta simplifica a gestão financeira dos condomínios, permitindo que os síndicos foquem na análise e na otimização das necessidades dos locais, além de disponibilizar, instantaneamente, as informações atualizadas.”

Além disso, ele pontua que o time conhece a realidade do negócio, por ter atuado em diferentes frentes. "Estamos investindo em um grande time, que conhece muito sobre o assunto e sobre o setor, e que propõe uma solução incrível para facilitar o dia a dia. Essa é a receita do sucesso e estamos muito orgulhosos em apoiar e fazer parte deste projeto", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Redpoint Eventures.