Mundo estranho

quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Alemanha anuncia 1º condomínio popular impresso em 3D

Você moraria em um prédio impresso em 3D? Condomínio na Alemanha será assim

Alemanha vai aproveitar a tecnologia de impressão em 3D para criar moradias sociais de baixo custo em menos tempo

A impressão em 3D está cada vez mais popular, sendo usada para criar desde objetos até escolas e casas. A Alemanha vai usar essa tecnologia a seu favor e construir um edifício de apartamentos para servir como habitação social, a preços acessíveis.

Impressão em 3D

O prédio impresso em 3D em questão ainda não tem nome, mas é um projeto da fabricante de impressoras COBOD. De acordo com a empresa, essa será a primeira habitação social impressa em 3D da Alemanha.

O edifício está sendo construído na cidade de Lünen pela companhia Peri 3D Construction, um serviço de impressão 3D nacional. Apesar da arquitetura simples, o diretor da companhia, Fabian Meyer-Brötz, afirmou que se trata de uma estrutura rápida, eficiente e econômica em recursos.

Além disso, ele acredita que este tipo de tecnologia já está pronto para uso generalizado, especialmente em projetos de habitação social.

Como será o prédio

• O edifício terá três andares, cada um com dois apartamentos para aluguel subsidiado pelo governo local.
  • As unidades vão variar entre 61 m² e 81 m², com a área total do espaço chegando a 651 m².
  • Os dois primeiros andares serão totalmente impressos em 3D pela impressora COBOD BOD 2, que vai realizar o trabalho no próprio local e deve demorar 100 horas para completá-lo. Segundo o site New Atlas, a estrutura 3D deve ficar à mostra, sem nenhum tipo de acabamento.
  • Já o terceiro andar será feito com madeira e terá mão de obra humana na construção, inclusive na hora de construir o acabamento e o telhado.
  • Os trabalhadores ainda vão instalar janelas, fiação e encanamento do edifício.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2023/11/08/ciencia-e-espaco/voce-moraria-em-um-predio-impresso-em-3d-condominio-na-alemanha-sera-assim/