O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Coluna: De Olho no Mercado

Tecnologia como aliada na segurança condominial

Totens de monitoramento e lockers aumentam confiança dos moradores. Além disso, essas inovações em equipamentos de segurança tornam-se aliadas no dia a dia dos empreendimentos, otimizando tarefas

19/07/23 03:10 - Atualizado há 7 meses
WhatsApp
LinkedIn
RS Vigia monitora entorno de condomínios com inteligência artificial
Equipamentos da RS Serviços mantêm condôminos e patrimônio protegidos
Reprodução/ Divulgação

Viver em segurança, atualmente, é uma das principais vantagens que atraem novos moradores para um condomínio. No entanto, com a crescente onda de violência enfrentada pelas grandes cidades, prevenir-se contra a atuação de criminosos tem sido cada vez mais desafiador. 

Neste contexto, as recentes inovações tecnológicas transformaram equipamentos de segurança em grandes aliados do síndico, promovendo um monitoramento integrado que permite a antecipação de respostas a possíveis ameaças, além de otimizar a rotina das equipes, especialmente da portaria.

Parte desse movimento, a RS Serviços disponibiliza soluções ideais para empreendimentos manterem não só os moradores protegidos, mas também o patrimônio. Dois exemplos são o totem de monitoramento RS Vigia e os armários inteligentes RS Locker.

Atuando no mercado de terceirização e segurança desde 2006 com retaguarda especializada na dinâmica de condomínios, a RS Serviços procura inovar em suas soluções e manter uma gestão de ponta. Toda a organização tem processos auditados e com certificação ISO 9001.

Segurança condominial: totem de monitoramento com inteligência artificial

Monitorado à distância por equipes especializadas na dinâmica condominial, o RS Vigia é um totem robusto, composto por três câmeras de alta resolução, que contam com um software de Inteligência Artificial capaz de reconhecer situações atípicas no entorno do edifício, como:

  • aglomerações;
  • pessoas com armas;
  • moto em calçadas;
  • permanência por muito tempo no ambiente;
  • obstrução das imagens, entre outras.

Segurança ostensiva

Segundo Renan Domingos, superintendente de tecnologia da empresa, o totem foi personalizado como um dispositivo ostensivo, a fim de ser notado e, assim, evitar a ação de invasores. "Ele cria, na área frontal do condomínio, o sentimento de organização e segurança", explica.

Como citado, o sistema foi desenvolvido para gerar alertas em casos específicos, como aglomerações ou pessoas armadas. Desse modo, a central de monitoramento atua 24 horas com uma equipe de operação treinada com protocolos exclusivos para atuar de forma preventiva nos eventos gerados pelo totem.

"Agir com antecedência e eficácia é um desafio diário, por isso entendemos que um equipamento capaz de prever riscos e criar uma sensação de segurança seja de extrema importância", explica.

Qual a diferença entre um sistema comum de CFTV e o RS Vigia?

Basicamente, o sistema de CFTV faz o monitoramento das câmeras comuns do condomínio, principalmente da parte interna do empreendimento. Segundo Domingos, os sistemas CFTV e RS Vigia se complementam e podem atuar em conjunto.

"Todavia, o RS Vigia dispõe do fator inibidor e ostensivo de estar localizado em área externa e possuir inteligência aplicada nas câmeras, além de uma retaguarda na recepção de eventos pela central de monitoramento", destaca.

Integração do RS Vigia à segurança pública

A central de monitoramento 24 horas pode acionar agentes de segurança pública em casos identificados pelo RS Vigia, quando necessário. 

"De imediato, as imagens são disponibilizadas para as forças públicas quando solicitadas em ocorrências no campo de visão dos totens", explica Renan Domingos.

Ocorrências identificadas e mais tranquilidade na entrada e saída do condomínio

O superintendente de tecnologia da RS Serviços relata que o sistema RS Vigia colaborou para identificação de casos de furtos e suspeitos de crime em algumas regiões. As imagens foram direcionadas à Polícia.

"Tivemos caso de ponto de tráfico de drogas sendo inibido por conta do campo de visão das imagens", conta o executivo. 

Já os moradores de condomínios com RS Vigia, segundo Domingos, relatam que passaram a sair e entrar mais tranquilos, uma vez que suas saídas para pegar um carro de aplicativo, passear com o pet e outras situações, anteriormente eram sempre mais tensas.

O que é preciso para instalar o RS Vigia no condomínio? 

Para instalar o totem da RS Serviços, o condomínio precisa apenas de uma fonte de energia e conexão estável com um ponto de internet. Em caso de falhas de alimentação, a assistência técnica da RS Serviços é acionada automaticamente e o atendimento é feito em até 48 horas.

Armários inteligentes: melhor controle de acesso e gestão de encomendas eficaz

“rsservicos”

Uma das fragilidades da segurança condominial que pode passar despercebida em muitos condomínios é o acúmulo de funções na portaria. Na falta de um procedimento adequado para a gestão de encomendas, problemas como a desatenção no controle de acesso e o extravio de itens costumam ser recorrentes.

Para que o processo seja realizado com autonomia pelos moradores, foi criado o RS Locker.

Intuitivo e robusto, o armário inteligente da empresa é adaptável às necessidades de cada empreendimento, podendo chegar a 128 compartimentos que possuem sensores de abertura monitorados por câmeras com acionamento de sirene local.

"Além disso, o sistema possui boxes de acessibilidade, posicionados a até 1,20 metro do piso, tornando-o apropriado para pessoas que tenham dificuldades em retirar suas encomendas em boxes com posições elevadas", ressalta Domingos.

Preferencialmente instalado em locais cobertos e próximos à entrada principal, o locker é integrado a um aplicativo exclusivo da RS Serviços que envia uma notificação ao morador, permitindo o monitoramento em tempo real da chegada à retirada das encomendas.

"O Locker RS possui uma solução de software robusta para gerenciar todas as condições de armazenamento, usuários e as transações que ocorreram em suas entregas e retiradas. São dashboards de gestão do equipamento trazendo informações de usabilidade do equipamento no condomínio", explica Renan Domingos. 

O RS Locker atende a vários tipos de encomendas, dependendo do modelo. No entanto, alimentos perecíveis e eletrodomésticos de grande porte devem sempre ser entregues diretamente ao morador.

Vantagens do RS Locker

  • Integridade da encomenda;
  • Pontualidade na entrega;
  • Comunicação ágil de aviso de chegada de encomenda;
  • Segurança contra desvios, furtos e roubos;
  • Possui sistema de nobreaks com autonomia de 6 horas de duração para caso de falta de energia;
  • Robustez na estrutura metálica;
  • Economia: é possível reduzir custos de indenizações e operações da portaria;
  • Aumento na qualidade na entrega dos serviços da portaria.

Para saber mais sobre o RS Vigia e o RS Locker, clique aqui.

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet