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Convivência

Convívio na quarentena

Administradoras precisam engajar, diz Superlógica

quarta-feira, 8 de abril de 2020
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Convívio em condomínios: ponto de atenção das administradoras durante a quarentena 

As administradoras de condomínios devem promover a resolução de reclamações e estimular um relacionamento amistoso entre vizinhos, gerando um sentimento maior de comunidade

Em 2020, o alastramento da contaminação pelo SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19, deixou a população mundial em estado de alerta. Crises, das mais diversas naturezas, implicam em mudanças de hábito, comportamentos, desenvolvimento de tecnologias e a própria maneira de gerir um negócio. 

As administradoras devem buscar se prevenir, bem como trabalhar para conscientizar sobre o potencial de impacto do coronavírus nos condomínios. Além disso, devem preservar a segurança e saúde de todos os envolvidos no ecossistema condominial. Isso inclui, além de moradores, funcionários do condomínio, visitantes, fornecedores e prestadores de serviço.

“Os gestores de administradoras devem ter duas preocupações no momento: como viabilizar sua atividade de maneira segura e prezar pela saúde de seus colaboradores; e como auxiliar os condomínios a melhorar a qualidade de vida de seus moradores”, explica André Baldini, CEO da Superlógica, empresa que desenvolve o software de gestão mais usado por administradoras de condomínios no país. 

É importante se adaptar ao novo cenário

O isolamento causado pela pandemia de SARS-CoV-2 trouxe à tona problemas de convivência entre moradores, expondo o síndico a situações de conflito e aumentando o número de notificações de ocorrência a moradores. 

Além disso, para evitar o deslocamento e respeitar o completo distanciamento social, os condôminos necessitam ter acesso a diversos produtos e serviços. Existem grupos de pessoas se organizando para facilitar este fornecimento de serviços, mas nem todos os condomínios possuem síndicos ou moradores que assumem esse protagonismo para o benefício coletivo.    

“A gestão financeira e de cobranças deixou de ser a maior ocorrência de  atendimento das administradoras, as notificações de comportamentos indevidos e conflitos entre vizinhos emergiram entre as principais demandas de seus clientes. Atuar na melhoria da convivência e da conveniência, fazendo com que boas ideias sejam colocadas em prática pode ser uma ótima oportunidade para as administradoras, agindo como grandes facilitadoras da vida em condomínio nesse período tão conturbado, enfim, agindo como protagonistas nos condomínios que administra”, esclarece André Baldini.

Como as administradoras podem ter um impacto positivo nos condomínios? 

Durante a quarentena de 2020, algumas práticas que a administradora poderia tomar:

  • Limitar o acesso às áreas comuns;
  • Limpeza constante de lugares com fluxo maior de pessoas, como halls e elevadores;
  • Manter apenas os colaboradores essenciais;
  • Envio de avisos para conscientizar todos sobre as boas práticas essenciais de higiene - lavagem das mãos, a maneira correta de cobrir boca e nariz ao espirrar, uso regular de álcool em gel após contato com superfícies, etc;
  • Maior controle sobre a entrada de fornecedores e entregadores - evitando a entrada de criminosos que desejam se aproveitar da situação;
  • Realização de assembleias remotas, virtualmente; 
  • Recomendar bons fornecedores que realizam entregas de produtos de necessidade básica a bons preços e/ou frete gratuito;
  • Recomendar, ou disponibilizar com recursos próprios, práticas que podem ser desenvolvidas nas unidades - mesmo em confinamento. Videoaulas ensinando exercícios, yoga, dança, pintura e demais hobbies são algumas opções;
  • Estimular a ajuda comunitária para pessoas que não correm maior risco ao sair de casa: como idosos e doentes crônicos;
  • Ofereça comunicados de orientação sobre diversos assuntos ligados à questões legais;
  • Seja transparente nas informações.

Fonte: Grupo Superlógica.

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